FecharX

Revistas mineiras de 1910 a 1980 estão disponíveis online

<p>A coleção possui 24 títulos, totalizando 83 exemplares de revistas</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main revistas
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

Pela primeira vez a população terá acesso online a diversas revistas publicadas entre as décadas de 1910 e 1980 em Minas Gerais. Entre os títulos disponíveis estão Vita, Novo Horizonte e Semana Ilustrada, revistas que foram populares em Belo Horizonte.

As revistas chegaram ao Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) através de doações e do recolhimento realizado junto ao Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura em 1994. Após o recolhimento, a coleção passou por um processamento técnico, de acordo com as normas arquivísticas, com o objetivo de preservação e divulgação. A coleção possui 24 títulos, totalizando 83 exemplares de revistas.

Em 2010 iniciou-se um projeto para digitalização de diversas coleções de revistas pertencentes ao acervo do APCBH. O processo de digitalização seguiu as normas publicadas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que estabelece parâmetros para digitalização, armazenamento e conservação de documentos digitais.

Segundo Vilma Camelo Sebe, chefe da Divisão de Arquivos Permanentes, as revistas possuem um grande potencial para pesquisa devido à vasta temática, pois tratam de moda, arquitetura, teatro, cinema, literatura, humor, política, música, dentre outros assuntos.

O conteúdo, agora disponível online, é de grande valia para o pesquisador ou cidadão que queira conhecer Belo Horizonte e o modo de vida da sociedade mineira da época.