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Restrição de tráfego de veículos pesados no Anel começará no próximo semestre

Grupo formado para definir medidas de segurança para rodovia realizou primeiro encontro nesta quarta



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Redação Sou BH
22/11/17 às 22:40
Atualizado em 01/02/19 às 19:13


Divino Advincula/PBH

O grupo formado para definir medidas no Anel Rodoviário decidiu nesta quarta-feira (22), durante reunião inaugural, que a restrição de tráfego de veículos pesados será implantada no primeiro semestre de 2018. O trecho inicial também foi acertado: entre  bairro Olhos D´Água (entroncamento com a BR-356) e a avenida Amazonas.

O projeto, batizado de "Aliança pela Vida", tem como integrantes representantes da BHTrans, onde foi realizada esse primeiro encontro, 
da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Concessionária BR 040 S.A. (Via 040), da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar Rodoviária e da Guarda Municipal.

Antes da definição total das regras, será realizada uma audiência pública. 
“Essa foi a primeira reunião de trabalho, tratamos de vários temas, as principais medidas iniciais são operacionais e precisamos definir qual o perfil do veículo que terá a circulação disciplinada e quais os horários da restrição”, afirmou o presidente da BHTrans, Célio Bouzada.

Bouzada explicou que quem tem a competência para operacionalizar as ações é Agência Nacional de Transportes Terrestres e que na audiência pública serão ouvidos aqueles que são diretamente interessados, como os caminhoneiros, os empresários e a população em geral. “Uma audiência pública requer um rito jurídico de preparação, execução e coleta de resultados que demora, em média, 90 dias”, disse.

Ações imediatas 

Enquanto é organizada a audiência, segundo o presidente da BHTrans, outras intervenções já começarão a ser feitas. De imediato,haverá a intensificação da inspeção veicular dos caminhões e veículos de carga pelos órgãos de segurança, com apoio de profissionais da Via 040, verificando as condições de freio e motor, antes deles ingressarem no Anel Rodoviário.

“Foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), por exemplo, a prestação de serviços de reboque pesado para atuar no Anel Rodoviário. Já é mais uma contribuição que o Município está dando para melhorar as condições para os usuários do Anel, carros estragados também podem prejudicar o trânsito e provocar mais acidentes”, assinalou.

Já foram identificados também, pela Via 040, quatro postos de combustível, entre Nova Lima e a praça de pedágio da concessionária em Itabirito, que podem servir de parada segura para os motoristas antes de eles entrarem no Anel. Serão estabelecidas os pontos de fiscalização e de ações educativas, em conjunto com a PMRv e PRF. 

“Nesse projeto todos ganham. A cidade e os motoristas dos outros veículos ganham segurança; o motorista do caminhão ganha, porque ele está evitando um acidente em que coloca em risco a própria vida; e a economia também, porque o Anel Rodoviário parado metade de um dia ou um dia inteiro, em função de um acidente, atrapalha toda uma cadeia econômica do Estado”, avaliou Célio Bouzada. 

Posteriormente outras etapas do projeto, como obras de engenharia para criação de áreas de escape serão tratadas pelo grupo, assim como a extensão das medidas para os outros trechos do Anel Rodoviário. 

Com Prefeitura de Belo Horizonte