FecharX

Restauração de jardins de Burle Marx é concluída

<p>Outros três jardins projetados por Burle Marx também estão sendo restaurados e devem ser entregues ao longo do ano</p>



Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main jardim
Divulgação/PBH
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:53

Dois dos cinco jardins de Burle Marx na Pampulha que estão sendo restaurados já ficaram prontos. Os espaços no Museu de Arte e na Casa do Baile estão concluídos e trazem de volta ao Complexo Arquitetônico da Pampulha o glamour dos anos 40, quando ele foi inaugurado. A ação é parte do projeto que pretende transformar o Complexo Arquitetônico da Pampulha em Patrimônio Cultural da Humanidade.

Outros três jardins projetados por Burle Marx, localizados na Igreja São Francisco de Assis, na Casa Kubitschek e na Praça Dalva Simão também estão sendo restaurados. A entrega destas obras acontecerá durante o ano. Todos os jardins de Burle Marx da orla da Pampulha são tombados pelo patrimônio cultural nas três esferas governamentais.

A restauração dos jardins Burle Marx prevê o resgate dos projetos paisagísticos originais, contratados pela prefeitura, na década de 1940, em conjunto com os projetos arquitetônicos da Lagoa da Pampulha. As obras estão sob a responsabilidade do arquiteto urbanista e paisagista Ricardo Lana, um dos mais importantes estudiosos de Roberto Burle Marx no país. Segundo ele, a ideia é recuperar a desenho original dos jardins, deixando-os em reciprocidade visual com o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Uma das ações desenvolvidas na restauração foi a recuperação da flora original. Foi feito um levantamento das espécies existentes e constatou-se que algumas delas, integrantes do projeto original, se perderam com o tempo. A restauração trouxe de volta essas espécies para os Jardins. Outra ação importante foi a retirada de algumas árvores que estavam em um estado fitossanitário ruim. O projeto ainda realizou a revitalização dos sistemas de iluminação e irrigação dos jardins.