FecharX

Apontados como responsáveis por queda de viaduto são ouvidos três anos após desastre

O colapso da estrutura do viaduto, na avenida Pedro I, causou a morte de duas pessoas e o ferimento de 23



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
27/11/17 às 12:11
Atualizado em 01/02/19 às 19:13


Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais de três anos após o desabamento do Viaduto Batalha dos Guararapes, durante a Copa do Mundo de 2014, quando duas pessoas morreram, uma etapa importante do processo foi realizada. Nove dos 11 réus considerados responsáveis pela queda no bairro Planalto foram ouvidos na última sexta-feira (24). Desse total, três eram da Construtora Consol, três da Cowan e três da Prefeitura de Belo Horizonte. Um dos acusados morreu e outro será ouvido por carta rogatória, comunicação usada quando um dos envolvidos num processo está fora do País. 

A audiência foi presidida pelo juiz da 11ª Vara Criminal, José Xavier Magalhães Brandão. 
Os acusados negaram responsabilidade pela queda do viaduto; Vítimas, testemunhas de acusação e de defesa foram ouvidas em anos anteriores.

O colapso da estrutura do viaduto, na avenida Pedro I, causou a morte de duas pessoas – o motorista de um carro de passeio e a motorista de um ônibus. O desabamento causou ainda ferimentos em 23 pessoas: passageiros do ônibus e operários da construtora responsável pela obra.

O Ministério Público denunciou os responsáveis por desabamento qualificado pelo resultado de morte e lesão corporal, divergindo do inquérito, que indiciou por homicídio. Atua no processo, como representantedo Ministério Público, o promotor de justiça Marcelo Mattar Diniz.

Para concluir a fase de interrogatório, é preciso ouvir o engenheiro calculista que participou da construção do viaduto e mora no Peru. A Justiça aguarda, ainda, conclusão de esclarecimentos de perícia, para após abrir prazo para alegações finais. 

Acompanhe a movimentação do processo 
2223676-59.2014.8.13.0024.

Com Tribunal de Justiça de Minas Gerais