FecharX

Kalil promete lutar por reativação do Aeroporto da Pampulha

Prefeito é nova voz em movimento que quer a liberação de rotas diárias para SP, RJ e Brasília



Créditos da imagem: Infraero / Divulgação
Main 182634 9579196210 41896d251a o
Aeroporto da Pampulha fica dentro da área urbana de BH
Redação Sou BH
23/02/17 às 13:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

Uma antiga reivindicação de boa parte dos belo-horizontinos ganhou ainda mais força em 2017. Nesta semana, o Prefeito Alexandre Kalil anunciou publicamente que vai trabalhar em busca da reabertura do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, para voos comerciais nacionais.

Em sua conta no Twitter, o Prefeito alegou que BH precisa de um aeroporto dentro de seu território e que vai lutar pela reativação da Pampulha.

Desde 2004, voos comerciais nacionais de BH são feitos pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a 40 km do centro de BH, enquanto Pampulha fica apenas com rotas regionais ou privadas. Recentemente, o terminal da Pampulha passou por obras para instalação e adequação de estruturas aeroviárias, tanto na pista quanto nas áreas de embarque e desembarque.

A liberação da Pampulha para voos domésticos de ponte-aérea poderia beneficiar diariamente milhares de pessoas. Muitos belo-horizontinos reclamam do longo tempo para chegar em Confins, muitas vezes maior que a própria viagem de avião. Os gastos com o deslocamento também incomodam os usuários.

A voz de Kalil não é única. Um grupo da capital, formado por usuários frequentes de voos em BH, criou um movimento em prol do terminal da Pampulha. Em novembro de 2016, eles iniciaram um abaixo-assinado pela causa (confira aqui).

Apesar do apelo pela volta da Pampulha, há quem seja contrário à reabertura do aeroporto para voos comerciais nacionais. A Associação ProCivitas, que representa os moradores dos bairros São Luís e São José, vê pontos negativos, como o aumento do fluxo de trânsito na região e os ruídos causado pelas aeronaves, principalmente antes das 7h e depois das 23h.

Em dezembro de 2016, uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debateu a ociosidade do Aeroporto da Pampulha. A sessão foi comandada pelo deputado Agostinho Patrus (PV) e discutiu questões operacionais e comerciais relativas ao local, com a grande maioria dos presentes favoráveis ao aumento da utilização do Aeroporto da Pampulha para os voos da ponte aérea.

Em meados de fevereiro, o deputado mineiro Fábio Ramalho (PMDB) entregou ao gabinete da presidência da república uma lista com demandas de investimentos prioritários para Minas Gerais. A reativação dos voos comerciais no Aeroporto da Pampulha está entre os pedidos repassados ao presidente Michel Temer.