FecharX

Reabertura do Orquidário do Parque Municipal contará com atividades especiais

Evento vai oferecer cursos, oficinas, palestras e feira para venda de plantas



Créditos da imagem: Adão de Souza/PBH
Main 193222 33837846396 b3ab836af4 o
Redação Sou BH
19/06/18 às 19:32
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

O orquidário do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro de BH, será reaberto ao público nesta terça-feira (19) e está de cara nova. O espaço passou por diversas melhorias no final de 2017 e, para comemorar a entrega do espaço ao público, será oferecida variada programação, que se estende até este domingo (24).

As comemorações de reabertura do Orquidário ao público vai incluir cursos, oficinas, palestras, feira para venda de plantas e bate-papo sobre as orquídeas. Para os visitantes, o melhor acesso é pelas avenidas Andradas e Ezequiel Dias, mais próximas do local.

Sobre o orquidário

O orquidário é palco frequente de exposições, cursos e palestras sobre orquídeas, forma correta de manipulação e manuseio das espécies. A Sociedade Orquidófila de BH se reúne no local todas as quintas-feiras, às 20h para cursos rápidos, palestras e mostras educativas, sempre com o objetivo de sensibilizar as pessoas para ações de preservação da natureza. 

Além disso, exposição e venda de orquídeas são feitas periodicamente no orquidário. O espaço é aberto ao público nesses dias e para participar dos encontros, basta que o interessado entre em contato com a Sociedade Orquidófila de BH pelo e-mail sobh@sobhorquideas.com.br.

Revitalização

Para revitalizar o espaço, que possui cerca de 450 orquídeas de espécies variadas em exposição, foi direcionada às reformas uma medida compensatória no valor aproximado de R$ 30 mil. Com a intervenção, que fez parte do pacote comemorativo dos 120 anos do Parque e da Cidade em 2017, foram trocados o telhado – com telhas especiais e próprias para filtrar a luz solar -, as portas, as redes elétrica e hidráulica e o sistema de bomba para a cascata, que também passou por impermeabilização.

O espaço também recebeu pintura, instalação de novos refletores nas partes interna e externa, um novo bebedouro e portas do tipo blindex para permitir aos usuários do parque uma melhor visualização do local. As intervenções duraram cerca de sete meses, do final de 2017 até abril deste ano.

Parque Municipal

Horário de funcionamento: das 6h às 18h, de terça-feira a domingo
Localização: Av. Afonso Pena, 1377– Centro
Informações: 3277-4161
Entrada gratuita