FecharX

Anac aprova retorno de voos de grande porte à Pampulha

Reunião da diretoria da Anac aprovou o retorno dos voos ao terminal



Créditos da imagem: Divino Advincula / Prefeitura de BH
Main 210301 9655392576 1cb4c16f8e o
Pampulha pode voltar a receber voos comerciais de grande porte
Redação Sou BH
03/05/17 às 01:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira a volta de voos comerciais de grande porte ao Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha. A medida foi votada em uma reunião da diretoria do órgão.

O retorno dos voos foi aprovado por quatro dos cinco diretores que participaram da reunião. Segundo a análise da Anac, a Pampulha realizou as melhorias necessárias em todos aspectos técnicos para voltar a receber voos comerciais.

O tema no entanto ficará suspenso até uma nova reunião da cúpula da Anac, uma vez que a sessão desta terça-feira foi encerrada por um pedido de vistas feito pelo diretor-presidente José Ricardo.

Para entrar em vigor a medida precisa ser comunicada oficialmente à Infraero. 

Desde 2004, voos comerciais nacionais de BH são feitos pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a 40 km do centro de BH, enquanto Pampulha fica apenas com rotas regionais ou privadas.

Recentemente, o terminal da Pampulha passou por obras para instalação e adequação de estruturas aeroviárias, tanto na pista quanto nas áreas de embarque e desembarque.

A reabertura do Aeroporto da Pampulha tem sido tema constante nos bastidores da política de Minas Gerais. Em fevereiro, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, declarou que iria lutar pela reativação do terminal. Além disso, foram feitos diversos debates sobre o tema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).