FecharX

Radares em vias de BH vão mesmo flagrar motoristas sem cinto, ao celular ou com multas atrasadas?

Se você recebeu uma mensagem nas redes sociais com conteúdo parecido, cuidado: é boato!



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
05/01/18 às 18:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:18


Divulgação Agência Minas/CNT

Uma mensagem sobre novos radares em BH está sendo compartilhada no Whatsapp e causando rebuliço entre os motoristas da capital. O conteúdo divulgado anonimamente (veja abaixo) afirma que diversas avenidas da cidade vão receber um tipo de fiscalização, a partir da próxima segunda-feira (8), que consegue identificar se passageiros e motoristas estão usando cinto de segurança, telefone celular ou mesmo se o carro tem multas em atraso. Caso alguma irregularidade fosse diagnosticada, a mensagem também informa que “viaturas ficarão esperando os carros...serão informados via rádio e mandarão encostar pra entregar a multa e rebocar”.  


Nessa onda de correntes nas redes sociais muita gente compartilha informações sem ao menos saber a fonte. Neste caso não foi diferente. 
O SouBH procurou a BHTrans que garantiu se tratar de um boato. “Vídeo monitoramento não existe em BH. Para fazer esse tipo de fiscalização não é tão simples nem barato, muito menos de um dia pra outro”, esclarece a assessoria da instituição.

Mensagem compartilhada na internet



Esclarecimento da BHTrans no Facebook da empresa

Responsável por multar e fiscalizar motoristas em BH, a Guarda Municipal informou que apenas agentes da instituição conseguem fazer esse tipo de fiscalização que identifica as condições dos carros e o comportamento de quem esta ao volante. “As câmeras do Olho Vivo são utilizadas para apoio do agentes de trânsito nas ruas e não tem função de filmar motoristas na direção”, afirma a assessoria da Guarda Municipal. 

Confira a nota de esclarecimento da Guarda Municipal

Trata-se de um boato antigo. 
O Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e a BHTRANS informam que não há, atualmente, projetos ou ações para utilização de vídeo monitoramento que objetivem a fiscalização de infrações de trânsito na cidade. 
Todas as informações sobre a Fiscalização Eletrônica estão publicadas no Portal BHTRANS. 

Ressaltamos que a Resolução 532/2015 do CONTRAN inclui a fiscalização por câmeras de monitoramento nas vias urbanas e algumas cidades já utilizam este recurso.