FecharX

BH ganha dois novos radares de excesso de velocidade e invasão de faixa exclusiva

Equipamentos já estão instalados, mas ainda não começaram a operar



Créditos da imagem: Breno Pataro/PBH
Main 210533 12777585625 820628530f k
Redação Sou BH
30/10/17 às 21:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

Atenção, motoristas de BH! Mais dois novos radares de excesso de velocidade instalados no início da avenida Cristiano Machado podem entrar em operação ainda neste ano. Os equipamentos também detectarão a invasão de Faixas Exclusivas, totalizando 24 unidades do modelo conjugado na capital. A homologação dos aparelhos foi divulgada no Diário Oficial do Município, pela portaria SMOBI nº 048/2017.

O ponto escolhido para os novos radares é na avenida Cristiano Machado, altura do nº 297, nos dois sentidos da via. A BHTrans informou que o motivo para a instalação dos equipamentos é o excesso de velocidade e desrespeito à faixa exclusiva nos corredores do Move. 

De acordo com a assessoria da instituição, os aparelhos ainda não estão funcionando porque falta aferição do Inmetro e campanha educativa. Para não pegar nenhum motorista de surpresa, a BHTrans também garantiu que vai avisar à população a data de início da operação dos novos radares. 


Esse modelo de radar é denominado como Controladores Conjugados, uma vez que fiscalizam tanto a invasão de Faixa Exclusivas de Ônibus quanto o Excesso de Velocidade (CJG). Atualmente, a capital conta com 22 equipamentos, que estão fixados nas faixas exclusivas de ônibus, principalmente nas pistas do MOVE.

Radar

Os controladores eletrônicos em BH estão divididos em Metrológicos e Não Metrológicos, sendo que: os metrológicos medem algo, o que é o caso dos controladores de velocidade do tipo Radar Fixo e Estático. Já os equipamentos não metrológicos são aqueles que apenas registram uma determinada situação, como por exemplo Detectores de Avanço de Semáforo (DAS), Detectores de Invasão de Faixas Exclusivas (DIF) e de Circulação de Caminhões. 


- Controlador de Excesso de Velocidade (CEV ou Radar Fixo) = 106 equipamentos

- Radar Estático (RE - Radar móvel) = 10 equipamentos

- Detectores de Avanço de Semáforo (DAS) = 98 equipamentos

- Detectores de Invasão de Faixas Exclusivas (DIF) e de Circulação de Caminhões = 18 equipamentos, sendo 14 de invasão de faixa e 4 de Circulação de caminhões: