FecharX

Radar novo? Novos equipamentos na Via Expressa chamam atenção dos motoristas; veja o motivo

Modelos novos chamam a atenção pelo design diferenciado: velocidade é medida, agora, de forma diferente



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
02/01/18 às 21:26
Atualizado em 01/02/19 às 19:18


Foto: SouBH

Quem passou pela avenida Presidente Juscelino Kubitschek, a famosa Via Expressa, provavelmente percebeu novos modelos de radar de velocidade. A novidade gerou especulações sobre a função da fiscalização, que dividiu opiniões se poderia ser um daqueles que mede a velocidade média de um determinado percurso, algo semelhante ao que já está funcionando em São Paulo. Mas a BHTrans esclareceu que não se trata de um novo jeito de penalizar os motoristas e sim de novos equipamentos, mais modernos.

De acordo com a assessoria da empresa de trânsito, os novos radares - instalados na Via Expressa no trecho entre a Estação Eldorado e o acesso ao bairro Coração Eucarístico - não fazem a medição por riscos no chão e sim por detecção de massa pelos sensores fixados em um arco (como mostra a imagem abaixo) nos mesmos locais onde já haviam os modelos antigos. 

Entre as razões para a troca dos equipamentos estão o novo contrato com a empresa responsável pelos radares e a necessidade de evitar infiltrações de água em pistas feitas de concreto.


Foto: SouBH

A velocidade da via também não foi modificada e nem mesmo a quantidade de radares instalados e em pleno funcionamento.

Sobre a possibilidade de outros radares, que calculam a velocidade média entre um ponto e outro, a BHTrans descartou a ideia. A comunicação do órgão informou que não tem nada previsto e que, somente após São Paulo testar e os resultados serem analisados, é que alguma novidade pode ser trazida para a capital mineira.