FecharX

Quiosque do Parque das Mangabeiras é revitalizado

<p>Unidade recebeu painéis explicativos, fotos e jogo educativo para atender turistas</p>



Créditos da imagem:
Main 2907 parque
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

O quiosque informativo do Parque das Mangabeiras foi totalmente revitalizado e já está aberto ao público. Localizado próximo à portaria sul do parque, na Avenida José do Patrocínio Pontes, recebeu painéis explicativos sobre a diversidade da fauna e flora do local, dois computadores novos, que expõem fotos de vários parques e oferece joguinho educativo para as crianças. A parte externa foi grafitada com imagens que remontam ao Parque das Mangabeiras.

O diretor de Parques da Área Sul, Homero Brasil, conta que antigamente o quiosque estava desgastado pelo tempo, com fotografias velhas e desbotadas. ?Motivados pelo desenvolvimento do joguinho educativo em 3D, decidimos reformar todo o quiosque. Substituímos as fotografias por painéis que contam a história do parque e mostram a fauna e a flora, além de sua importância social e ambiental?, afirma.

?Com a reforma, as informações ficaram instantâneas e interativas?, comenta o assistente técnico do parque, Ubirajara Oliveira, responsável pelo atendimento no quiosque. O joguinho digital, instalado nos computadores, tem como personagem principal um quati, espécie muito presente no parque, que percorre pontos principais da área verde como a cascatinha, a Praça das Águas e o mirante em busca de outros bichos, característicos do local.

Maurício Volker, da Assessoria de Comunicação da Fundação de Parques Municipais (FPM), foi quem desenvolveu o jogo, em conjunto com mais sete profissionais. ?O quiosque possibilita a divulgação das áreas do Parque das Mangabeiras, oferece maior conhecimento sobre a história do lugar, por meio de fotos e painéis, mostra os recursos naturais e estimula a preservação do meio ambiente?, afirma.

Desde a reinauguração, o quiosque tem recebido visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Ubirajara disse que representantes de 12 países diferentes já visitaram o local. Analisando o livro de assinaturas é possível conferir visitantes de Colômbia, Áustria, Holanda, Argentina, Nova Zelândia e Vietnã, entre outros.

O parque funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h e a entrada é permitida até às 17h.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte