FecharX

Alexandre Kalil descarta vinda do polêmico Queermuseu a BH: 'essa exposição foi um exagero'

Juca Ferreira, presidente da Fundação Municipal de Cultura, chegou a sinalizar que poderia trazer a exposição a BH



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
16/09/17 às 15:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:07


'Criança Viada', da artista plástica Bia Leite, foi uma das obras expostas no Queermuseu (Divulgação)

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) descartou completamente neste sábado (16) a vinda da polêmica exposição Queermuseu a Belo Horizonte. O presidente da Fundação Municipal de Cultua, Juca Ferreira, chegou a sinalizar durante a semana que poderia trazer a manifestação artística à capital mineira.

"[Falar que] estou querendo trazer pra cá é uma mentira deslavada. Não podemos errar a mão, né?! Essa exposição realmente foi um exagero, erraram a mão e parece que polemizar e agredir, tanto a direita quanto a esquerda, ficou bonitinho nesse país tão dividido", afirmou o prefeito de BH neste sábado.

"Vamos ser liberais, eu transito na Parada Gay, como transito na inauguração de igrejas e assembleias cristãs sem o menor problema. Nem de um lado nem de outro vamos exagerar e errar a mão", completou o gestor municipal, que participou de evento no estádio Independência nesta manhã para celebrar a prática de Lian Gong - da Medicina Tradicional Chinesa - no SUS-BH.

Queermuseu

A exposição ganhou as redes sociais e o noticiário após ser cancelada no último dia 10 graças à repercussão na internet. Um dos principais protagonistas da suspensão do Queermuseu foi o MBL (Movimento Brasil Livre).

A manifestação artística estava em cartaz desde o dia 14 de agosto no Santander Cultual, em Porto Alegre. Enquanto grupos chegaram até mesmo a liderar movimentos de boicote à agência bancária, outros alegaram censura.

Juca Ferreira chegou a sinalizar que via a exposição com bons olhos. "Ainda não tive o contato com o curador, houve apenas uma ponte feita por uma pessoa que trabalha comigo, levantando esta possibilidade. Não há nada de concreto ainda, não sei se seria viável nem que espaço cultural da cidade poderia abrigar a exposição. Mas seria importante dar continuidade à mostra, e impedir que seja reaberta essa temporada de caça às artes, este retrocesso no setor", disse.