FecharX

Proteção Veicular: Você sabia que existe uma alternativa para proteger seu veículo?

O serviço, previsto na Constituição, é uma alternativa para aqueles que não se enquadram no perfil das seguradoras



Créditos da imagem: Breno Pataro/PBH
Main grey
Redação Sou BH
30/10/17 às 17:21
Atualizado em 12/02/19 às 11:57


Breno Pataro/PBH

Especial publicitário - Este material é patrocinado*


Violência, trânsito cada vez mais caótico, riscos de alagamento e queda de árvore... Adquirir um carro em BH hoje em dia é praticamente sinônimo de contratar uma proteção para o veículo. O problema é que, além dos gastos inerentes ao automóvel, o valor dos seguros está cada vez mais alto. Mas você sabia que existe uma alternativa - prevista pela Constituição - às tradicionais seguradoras?

É a proteção veicular, que oferece um preço mais acessível e contempla milhares de motoristas que não se enquadram no perfil de seguradoras, seja pelo modelo do veículo ou pelo próprio perfil. Mas é seguro optar por uma proteção veicular? Quais são as principais diferenças entre a proteção veicular e as seguradoras.

No SEGURO AUTOMOTIVO o segurado adere a uma apólice e transfere o risco de seu bem para a seguradora, enquanto que, na PROTEÇÃO VEICULAR, o associado assina Contrato de Responsabilidade Mútua e divide o risco com os demais associados.

  • Na PROTEÇÃO VEICULAR não há variação no preço da adesão, em função da localização do bem, da idade e sexo do condutor. O valor da adesão paga varia em função do valor veículo. Enquanto no SEGURO AUTOMOTIVO à variação de valores de acordo com os perfis dos condutores do veículo.
  • Uma das vantagens mais atrativas de ter uma PROTEÇÃO VEICULAR é o PREÇO, pois trabalha com uma proteção mensal, e não anual, sem que haja uma renovação obrigatória.
  • As associações e cooperativas que atuam no segmento de PROTEÇÃO VEICULAR têm como objetivo o auxílio mútuo de seus associados e cooperados em relação à segurança e conservação de seus veículos.
  • As associações de um modo geral são constituídas amparadas pelo Código Civil brasileiro e Constituição Federal (art. 5º, XVII CF). O funcionamento das associações de PROTEÇÃO VEICULAR não possui nenhum impedimento legal, responsabilizando-se solidariamente de conformidade com os princípios do associativismo e cooperativismo embasado na Lei Federal 5.764/ 7.

Cuidados importantes

Sendo ofertada por muitas associações com um baixo custo e vários benefícios, a proteção veicular vem lesando consumidores que escolheram essa opção como forma de proteger o seu veiculo. Há muitas cooperativas no mercado de proteção veicular que oferecem os benefícios, mas na hora de executar o que foi prometido não conseguem ou não querem realizar o serviço.

O segmento de proteção veicular não está no mercado para competir com as seguradoras, mas atender o público que não se encaixa no perfil exigido por elas. Hoje, no país, 75% da frota de veículos não possuem nenhum tipo de seguro.

Confira alguns itens que deve se analisar antes de contratar a proteção veicular:

  • Conheça a associação

Antes de escolher uma associação deve-se fazer uma pesquisa. Nesse momento é hora de avaliar não somente os valores, mas também quais são as coberturas e serviços inclusos. E principalmente a idoneidade da associação. Consulte o CNPJ, verifique se possui sede própria e se os benefícios ofertados são realmente prestados.

  • Parceiros

Conheça os parceiros nos quais a associação possui relacionamento, e busque informação sobre a qualidade dos serviços, pagamentos e referencias no mercado automotivo.

  • Oficinas/Concessionárias

Verifique a quantidade e a qualidade das oficinas que são parceiras da associação. Pois na prestação de serviços são elas que irão realizar o conserto do veiculo quando necessário. Busque se informar também, se há parcerias com concessionárias, em caso de veículos zero km ou que estejam com a garantia ativa as concessionárias que irão realizar o serviço.

  • Referências nas mídias sociais e RECLAME AQUI

As redes sociais também são excelentes ferramentas de busca de informações sobre associação. Veja como esta a avaliação da página no Facebook (por exemplo), leia os comentários, os tipos de postagens, e principalmente a interação que a associação faz com o publico, se há respostas aos questionamentos relatados. Outra fonte de busca que possui bastante relevância é o site RECLAMEAQUI, nele os clientes insatisfeitos relatam suas más experiências com associações e avaliam a solução que foi dada ao fato ocorrido. É importante verificar se todas as reclamações foram atendidas e qual o índice de satisfação dos consumidores.

  • Vistoria prévia

Essa vistoria é realizada para saber a condição em que o veículo se encontra, sendo feita por profissionais qualificados e capacitados.

  • Contrato de adesão

O contrato de adesão é o documento que especifica todos os seus direitos e deveres como associado, e por isso, devem ser analisados com todo cuidado. O consultor um papel fundamental na negociação, especificando os principais pontos relativos à cobertura. Mas, ainda assim, é essencial ler o contrato, marcar os termos que você teve dúvida esclarecê-los com o seu consultor.

  • Coberturas

É importante ter atenção a todas as coberturas previstas no contrato, para se certificar de que elas são adequadas às suas necessidades. E principalmente se o que esta sendo ofertado será desempenhando. 

Proauto

Algumas empresas do ramo de proteção veicular estão no mercado há bastante tempo, como a Proauto. “Nos 10 anos que estamos atuando, vimos como a proteção veicular vem crescendo em todo país. Os brasileiros estão cada vez mais adeptos ao cooperativismo e em busca de serviços de qualidade, sem precisar gastar mais por isso”, explica Patrícia Ramos, diretora de marketing. Com mais de 70 mil associados em todo Brasil, a Proauto conta com parceiros qualificados e renomados, além de uma sede própria. A empresa vem ganhando bastante notoriedade, e já conquistou vários prêmios importantes, como o Prêmio Quality Brasil e o Latin American Quality Awards.

* o conteúdo é de responsabilidade do anunciante