FecharX

Projeto leva poesia ao Parque Municipal

<p>Proposta do ?Sementes de Poesia? é discutir e ler poemas</p>



Créditos da imagem:
Main 3007 parque
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Um encontro entre poetas, escritores e admiradores da literatura, tendo como cenário a bela paisagem do Parque Municipal. Essa é a proposta do projeto ?Sementes de Poesia?, organizado pelo Museu Nacional da Poesia (Munap). Realizado todo terceiro domingo do mês, de 10h às 12h, na Praça dos Fundadores, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o projeto estimula a discussão em torno de poemas, livros e ainda conta com um ?microfone aberto?, para os interessados em recitar versos.

A artista plástica e poetisa, Regina Mello, fundou o Museu Nacional da Poesia (Munap), em 2006, e foi quem teve a ideia do ?Sementes de Poesia?, realizado desde 2008. ?O projeto tem como objetivo fortalecer a relação interpessoal e o contato com o outro. Recebemos de 50 a 100 pessoas por encontro e contamos sempre com novos participantes?, explica Regina.

Há um ano, a poetisa Sandra Fonseca, participa e acredita que ele favorece a celebração da poesia. ?Conheci o ?Sementes de Poesia? através de uma amiga. Fiquei encantada com a Praça dos Fundadores, escondidinha no Parque. A atividade valoriza a literatura, reconhece os poetas consagrados e os desconhecidos?, afirma.

Além de abrir espaço a quem quiser participar, o projeto recebe lançamento de livros de diversos autores. O último encontro, ocorrido no domingo, dia 20 de julho, marcou o lançamento da obra ?Autorretrato e outros eus?, de Fabiano Campachi (SP). De dois em dois anos é publicado uma antologia, com a coleção de poesias recitadas durante os encontros.

Para Regina Mello, a poesia humaniza e cura. ?O ser humano precisa ser mais poético, sensível. Tudo está muito mecânico, temos que colocar um freio?, conclui. Todos os encontros são gratuitos e o próximo será no dia 17 de agosto.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte