FecharX

Projeto incentiva o pensamento consciente por meio intervenções e atividades de lazer

Com o tema "2015 - O Ano Internacional da Luz" o EnCOntro Minas Gerais busca a conscientização das pessoas em relação ao consumo consciente, a vida de qualidade, comércio justo e o empreendedorismo socioambiental



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 152235 agua meio ambiente preservacao
EnCOntro Minas Gerais chama atenção para a necessidade de preservação do meio ambiente
Redação Sou BH
13/07/15 às 19:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

Com o tema "2015 - O Ano Internacional da Luz" - instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas - , o projeto EnCOntro Minas Gerais realiza uma série de ações, intervenções e atividades em busca da conscientização das pessoas em relação ao consumo consciente, a vida de qualidade, comércio justo e o empreendedorismo socioambiental. O EnCOntro surgiu com a ideia da necessidade em unir forças em prol do bem comum e do meio ambiente.

Todo o evento está contextualizado a partir das seguintes das dimensões da luz: tecnologia, natureza e cultura. A designer mineira Áurea Lúcia e seus apoiadores (empresas e pessoas que agem e produzem de forma ecoeficiente) apresentam um evento multidisciplinar e itinerante que contempla circuito de econegócios (feira); ações sociais, palestras, workshops, oficinas, música, dança e desfiles. 

Para promover o projeto, foi criado na página do EnCOntro no facebook o "Concurso Express Your Selfie" com a intenção de reunir empresas e pessoas que já estão agindo de forma consciente. Durante o período do concurso, as pessoas são convidadas à criar e publicar uma "Eco Selfie" na página do projeto. Em seguida o júri irá escolher as 12 vencedoras, entre as mais curtidas na página.

Os vencedores serão presenteados com um Kit composto por produtos ecoeficientes e irão ilustrar o "Calendário Ecológico do EnCOntro 2016. Além das atividades que acontecem em diversos locais de BH, estão sendo programadas outras ações que irão acontecer ao longo de todo o ano até a próxima edição do evento em 2016, entre elas o lançamento do  catálogo com as imagens ganhadoras do concurso.

Confira algumas das ações já programadas (Todas as ações irão acontecer na região da Pampulha: candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade)

Concurso Express Your Selfie - Celebrar "O Ano Internacional da Luz" incentivando o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental. Até 31 de julho.

Divulgação das 20 selfies mais curtidas - 7 de agosto

Apuração das 12 selfies mais criativas - de 10 a 12 de agosto

Anúncio dos ganhadores - 14 de agosto

Entrega dos prêmios - 12 de setembro no Minascentro

Entrega do calendário - 28 de novembro (data prevista)

Participação pela página www.facebook.com/ecoencontromg

Parque Ecológico da Pampulha

12 e 13 de setembro (sábado e domingo)

Virada Cultural BH 2015

Circuito de Eco Negócios com palestras, workshops, ações sociais, música e dança

18 de setembro (sexta-feira) 

EnCOntro KIDS com contadores de história, teatro de bonecos, oficina de plantar, food trucks, ações sociais, desfile Eco Kids

19 e 20 de setembro (sábado e domingo)

Jornada ambiental da Pampulha com palestras, workshops, ações sociais, oficinas, bate-papo, food truck, desfile de Slow Fashion, música e dança

Ações Sociais do EnCOntro

Criação de uma biblioteca em uma comunidade carente com os livros arrecadados durante o evento junto a ONG parceria Um Pé de Biblioteca. Distribuição de alimentos arrecadados durante o evento à instituições carentes e disponibilização de uma barraca durante o Circuito de Eco Negócios para 3 expositores carentes.

Para participar

As empresas que desejarem ser parte do projeto e se unir para um Circuito de Negócios voltado para a sustentabilidade, o bem estar e o empreendedorismo socioambiental, podem adquirir espaços no evento. Basta entrar em contato por meio do telefone (31) 8514-7851.