FecharX

PBH cria projeto de resolução de conflitos em centros de saúde; 14 mil funcionários serão capacitados

O projeto Bem-Vindo vai formar todos os servidores para garantir o atendimento adequado aos usuários



Créditos da imagem: Gercom Nordeste/PBH
Main 144737 gercom nordeste
Redação Sou BH
21/02/18 às 15:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:05

Por Daniele Franco

Em janeiro deste ano, um desentendimento em centros de saúde de BH se tornou caso de polícia praticamente todos os dias. Com o objetivo de diminuir esse número alarmante, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) anunciou na manhã desta quarta-feira (21) o projeto Bem-Vindo, que vai capacitar os servidores da saúde para o trato com os usuários da rede.

O projeto consiste em uma série de cursos ministrados pelos agentes de educação em Saúde e vai abordar temáticas voltadas para o bom convívio e a segurança de pacientes e servidores nos postos de saúde. "Uma das nossas prioridades é transformar uma secretaria que antes trabalhava só com doenças em uma secretaria que trabalha com prevenção de doenças, uma verdadeira secretaria de saúde", afirmou o secretário municipal de saúde Jackson Machado Pinto.

Segundo a gerente de Educação em Saúde, Cláudia Barcaro, o projeto foi baseado nos anseios dos cidadãos expressados pelos canais de atendimento da prefeitura e é estruturado em quatro 
frentes de trabalho: Capacitação em atendimento ao público LGBT; Capacitação dos Guardas Municipais sobre o contexto de segurança nas unidades de saúde; Capacitação em Atendimento ao Público com comunicação e escuta ativa; e prevenção de conflitos e segurança nas unidades de saúde.

As ações educativas serão, inicialmente, aplicadas no Distrito Sanitário Norte a partir da próxima terça-feira (27), sendo espalhadas e adaptadas posteriormente para os demais distritos da capital mineira.

A previsão é que até o fim deste ano os 14 mil funcionários da rede de saúde sejam capacitados e estejam prontos para trabalhar sob a nova política de atendimento. "Essa é uma política não só de melhorar a segurança, mas no sentido também de trazer mais gentileza e mais cuidado com o cidadão", resume Machado.

Saúde e segurança

De acordo com o secretário Jackson Machado, a SMSA e a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção se juntaram para resolver o problema da segurança nos centros de saúde. "Está sendo desenvolvido o projeto Patrulha SUS, que vai deixar 11 viaturas e 22 motocicletas dedicadas à segurança dos postos". O projeto, no entanto, ainda não tem previsão de início.

Apenas nos 22 primeiros dias de janeiro, foram registrados 18 conflitos nesse tipo de unidade de saúde em BH.