FecharX

Projeto social levanta autoestima de pessoas em situação de rua em BH

Banho de Amor conta com dois banheiros itinerantes, além de atendimento médico, auxílio odontológico e outros serviços



Créditos da imagem: Paulo Márcio
Main 175642 33143935 515394375542251 5059448372058914816 n
Redação Sou BH
17/12/18 às 12:03
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

*Por Jordânia Andrade

Em 17 de janeiro de 2017, o empresário Marcos Calmon reuniu um grupo de voluntários para levar alimentos, banho, roupas e atendimento médico às pessoas em situação de rua. 

O empreendedor recebeu um vídeo de um projeto parecido, feito em Recife, e decidiu implantar algo semelhante por aqui. Com a ajuda de alguns amigos que 'compraram' a ideia, Marcos criou o Banho de Amor. 

O projeto conta com dois banheiros itinerantes, com chuveiro, vaso sanitário e pia, e oferece corte de cabelo, roupas, atendimento médico, auxílio odontológico, tratamento estético para as mulheres com manicure, pedicure e maquiagem, além de distribuir kits de higiene para a população de rua. A equipe, que já tem cerca de 400 voluntários, recebe a ajuda de dentistas, cabeleireiros, médicos, advogados e mais uma legião de pessoas com boa vontade em oferecer solidariedade, carinho e atenção ao próximo. 

Durante o trabalho, que é feito todas as terças-feiras, os participantes se oferecem até mesmo a ligar para os familiares dessas pessoas, proporcionando o sorriso de quem, por muito tempo, não ouvia a voz amiga dos parentes. Além disso, uma parceria com algumas empresas da capital possibilita que alguns dos moradores sejam reinseridos no mercado de trabalho. Para isso, os ajudantes do Banho de Amor avaliam se o candidato não tem vícios em drogas ou álcool. 

Solidariedade 

Voluntária desde o início do projeto, Patrícia Chausson observa a importância de um serviço solidário e bondoso: "Nosso maior objetivo é devolver a dignidade para essas pessoas. Não é só levar comida, roupa nem, muito menos, fazer assistencialismo, queremos mostrar para quem vive nas ruas que é possível sair de lá e ter uma vida nova. Todos os nossos voluntários procuram pensar dessa forma. Queremos sair da zona de conforto e ajudar quem realmente precisa, e isso que nos move. Ver que tem gente que deseja sair daquela situação e ter uma nova oportunidade". 

A ação de Natal deste ano vai acontecer no Complexo da Lagoinha, no dia 18 de dezembro, a partir das 18h. O grupo vai se reunir e, além das atividades semanais, preparar uma ceia especial para os moradores de rua. O projeto aceita todos os tipos de doação, para contribuir, basta ir a um dos pontos de coletaNa página do Instagram da instituição é possível acompanhar os itens mais necessários para cada semana. 

*sob supervisão da editora-chefe, Érika Gimenes