FecharX

Campanha permanente e sistema contra o assédio de mulheres no transporte público pode virar realidade

Projeto em tramitação na Câmara distribuirá informativos nos coletivos da capital



Créditos da imagem: Fábio Rodrigues/Agência Brasil
Main 202405 transporte assedio
Redação Sou BH
20/02/18 às 21:59
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

Receber algum tipo de assédio nas ruas é corriqueiro para as mulheres. No fim do ano passado, BH registrou pelo menos três casos de assédio no transporte público que chegaram à polícia. Como forma de prevenção às violências sofridas pelas belo-horizontinas, um projeto em tramitação na Câmara Municipal visa criar uma campanha permanente de combate ao assédio nos coletivos de BH e um sistema que facilite a identificação dos assediadores em tempo real.

O PL 479/18, de autoria do vereador Jair Di Gregório (PP), pretende garantir uma campanha permanente nos terminais e a bordo dos ônibus e metrôs.  A ideia é colocar adesivos e cartazes educativos sobre a temática e orientações para as mulheres sobre como denunciar assédios sofridos no transporte público.

Além dos materiais educativos, o projeto propõe uma maneira mais ágil de localizar possíveis assediadores nos veículos públicos. As câmeras de vídeo e o sistema de GPS dos ônibus, do metrô e dos terminais – quando existentes – deverão ser disponibilizados para identificação dos assediadores e do exato momento do abuso, criando uma rede colaborativa e facilitando o trabalho das autoridades.

Outro ponto do projeto seria voltado para a capacitação e o treinamento dos trabalhadores do transporte coletivo, com foco na orientação sobre como agir nos casos de violência contra a mulher.