FecharX

Programa Natura Musical abre inscrições

<p>Serão R$ 2 milhões para apoiar a produção de CDs, espetáculos, livros, pesquisas, entre outros produtos culturais com foco na música brasileira</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main natura
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

O Programa Natura Musical abre, nesta próxima terça-feira (21) as inscrições para a nona edição do seu Edital Nacional, que apoia iniciativas culturais que tenham a música brasileira como foco central. O edital é voltado para pessoas físicas e jurídicas, produtores, promotores, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades artísticas e culturais.

O valor destinado para o edital é de R$ 2 milhões, que será dividido entre os projetos selecionados. Os proponentes não precisam ter o registro prévio no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) ou estarem aptos à captação de recursos por meio da Lei Rouanet ou da Lei do Audiovisual. Após o processo, os selecionados receberão uma carta de intenção de patrocínio da Natura para se adequarem às exigências do Ministério da Cultura.

As inscrições são gratuitas e vão até 28 de junho, e todos os projetos deverão, necessariamente, prever a produção e entrega de um produto cultural físico inédito (CDs, DVDs, livros, coletâneas, catálogos de exposições ou programações, por exemplo), com tiragens a partir 1000 unidades.

Esta é nona edição do Edital Nacional, que já patrocinou mais de 200 projetos desde a sua criação em 2005. Já foram contemplados pelo Edital Nacional artistas como Ney Matogrosso, projetos de preservação da música com digitalização de acervos como os de Dorival Caymmi, primeiro disco de Marcelo Jeneci, turnê de 50 anos de carreira de Milton Nascimento, Orquestra Rumpilezz, CD e turnê de Tom Zé e Otto e turnê de Roberta Sá.  "Procuramos, por meio dos nossos editais, democratizar o acesso aos recursos incentivados, de forma transparente e criteriosa, e assim estimular a produção musical brasileira em múltiplas plataformas", diz a gerente de Marketing Institucional da Natura, Karen Cavalcanti.

O Edital do Programa Natura Musical

"O edital do Natura Musical se tornou referência para artistas e outras pessoas que trabalham com música", explica a rapper Lurdez da Luz, uma das selecionadas pela edição de 2012.  A cantora comenta que a seleção foi uma oportunidade de amadurecer profissionalmente. "Para mim foi muito importante, pois cresci e ampliei meu trabalho. Foi a primeira vez que eu pude fazer o meu projeto do jeito que eu sonhava", explica. Para ela, que estava sem produtor e empresário na época, a clareza do edital ajudou sua inscrição. "Sentei na frente do computador, entrei no site e inscrevi meu projeto. Foi a primeira vez que fui selecionada e fiquei muito feliz com o resultado".

Os interessados em participar do Edital Nacional 2013 devem acessar o portal www.naturamusical.com.br. Lá o proponente encontrará o regulamento do edital na íntegra e o local para preencher todo o formulário eletrônico.

Para seleção de um projeto, são considerados nove critérios, classificados em três pesos de importância que se adequem ao conceito Natura Musical: Abrangência, Viabilidade e relação custo-benefício são considerados Peso 1; potencial de mobilização, inovação e democratização do acesso são Peso 2 e visibilidade, excelência e relevância cultural figuram no Peso 3.

O processo de Análise Técnica será realizado entre os meses de maio e julho e todos os projetos inscritos serão analisados quanto ao conteúdo e o cumprimento dos requisitos mínimos estabelecidos no regulamento do Edital. Na segunda etapa, as propostas válidas serão analisadas por uma Comissão de Especialistas independente, formada por formadores de opinião, críticos e produtores da área musical e cultural, que serão os responsáveis em recomendar os projetos para a escolha final que será feita por uma Comissão Estratégica da Natura.

A partir da escolha final dos projetos, a Natura encaminhará ao Ministério da Cultura os selecionados que não possuírem inscrição ou aprovação na Lei Rouanet ou Audiovisual, para que recebam o incentivo fiscal e então sejam contratados e divulgados.  Os projetos que já possuírem aprovação na Lei Rouanet nesta etapa poderão ser contratados e divulgados automaticamente após a escolha final. A divulgação dos resultados dependerá dos trâmites de aprovação nas leis de incentivo, podendo ocorrer até novembro de 2013.

Além do Edital Nacional, o Natura Musical também realiza três editais regionais nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará, neste caso apoiados pelas leis de incentivo estaduais.

Programa Natura Musical

O Natura Musical é o programa da Natura de apoio à música brasileira, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; e os Festivais Natura Musical. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 200 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e quase 800 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.