FecharX

Professores fazem paralisação no primeiro dia letivo dos alunos da rede estadual

Educadores protestam contra a reforma da Previdência, o parcelamento dos salários e as modificações do calendário escolar



Créditos da imagem: Divulgação/Sind-Ute
Main 143254 protesto professores
Redação Sou BH
19/02/18 às 14:51
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

O ano letivo dos alunos da rede estadual começa nesta segunda-feira (19) já sob os protestos dos professores. Convocados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-Brasil) e pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), os educadores fazem uma paralisação contra a reforma da Previdência, o parcelamento dos salários e as modificações do calendário escolar. Um ato dos professores também está previsto para acontecer na Praça Sete, na região Central de BH, às 16h de hoje.

A greve é um movimento nacional organizado pela CUT-Brasil contra a reforma da Previdência pelo governo federal. O ato será durante todo o dia e vai reunir diversos professores e educadores de todo o país. Em BH, os protestos também agregam à pauta os atrasos e o parcelamento dos salários dos servidores. Segundo o Sind-UTE, os profissionais mineiros também questionam as mudanças feitas pelo governo do Estado no calendário escolar.

Alterações no calendário de aulas

De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, a
reorganização do calendário escolar visa otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas e outras medidas necessárias para garantir um início das atividades com mais tranquilidade nas unidades escolares, sem a interrupção que ocorreria com o recesso de Carnaval.

Porém, a medida tem gerado vários conflitos com os professores que alegam não terem sido consultados e que a mudança não beneficia a categoria e os cerca de 2 milhões de estudantes da rede estadual.

Mantendo os 200 dias letivos e a carga horária anual dos estudantes, o ano letivo terminará no da 18 de dezembro. O recesso do mês de julho será de 16 a 27 de julho e a semana do professor será de 15 a 19 de outubro.