FecharX

Primeira Virada Cultural de BH já tem data marcada

<p>Serão 24 horas de programação artística e cultural nas mais diversas áreas: música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes plásticas, moda e gastronomia</p>



Créditos da imagem: Reprodução/Facebook
Main virada
Reprodução/Facebook
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:55

Nos dias 14 e 15 de setembro vai acontecer a primeira Virada Cultural de Belo Horizonte. Serão 24 horas de programação artística e cultural nas mais diversas áreas: música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes plásticas, moda e gastronomia. Toda a programação desenvolvida pela FMC será gratuita. Os artistas ou grupos interessados em compor a grade de apresentações da Virada Cultural devem se inscrever até o dia 16 de agosto no site do evento, www.viradaculturalbh.com.br.

Cerca de cem atrações serão selecionadas por uma comissão paritária formada por representantes da sociedade civil e membros do poder público. O resultado deste processo seletivo será divulgado na segunda quinzena de agosto. Cada artista ou grupo selecionado receberá uma verba de apoio que varia de R$ 500 a R$ 3 mil.

Em sua primeira edição, a Virada Cultural de Belo Horizonte traz à tona conceitos que já estão sendo amplamente discutidos e apropriados pela cidade, tais como uso do espaço público, sustentabilidade, criatividade, interatividade, mobilidade, diversidade, horizontalidade e novas vivências. A intenção é buscar novas formas de convívio com a cidade levando à reflexão de que é possível promover uma ocupação dos equipamentos urbanos tendo como âncora a cultura.

Seguindo a proposta da Lei 10.446/2012, que cria a Virada Cultural, e associada a uma diretriz da política de atuação da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, a Virada Cultural de Belo Horizonte vai valorizar os artistas locais e sua pluralidade de expressões e gêneros artísticos. Ações descentralizadas irão ocorrer em várias regiões da cidade, nos 15 centros culturais e demais equipamentos da FMC, tendo como eixo condutor a Praça da Estação, a Rua da Bahia e a Praça da Liberdade.

A programação da Virada contará com artistas selecionados, artistas convidados, projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, programação associada em teatros, museus, centros culturais e cinemas espalhados pela cidade.