FecharX

Prevenção: Telas com inseticida são instaladas em residências de gestantes, na capital

Acessório que barra a entrada de mosquitos, como o Aedes aegypti, vale por cinco anos



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 164718 shutterstock 131580971
A prioridade é para grávidas que estejam no primeiro ou segundo trimestre de gestação.
Redação Sou BH
09/03/16 às 16:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Para proteger as gestantes do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Belo Horizonte começou a instalar telas com inseticidas nas janelas de casas em locais de confirmação de circulação do zika. A prioridade são as grávidas que estejam no primeiro ou segundo trimestre da gestação.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, órgão que conduz a colocação do equipamento, a tela oferece dupla proteção por representar obstáculo de barreira física e bioquímica ao Aedes aegypti. A proteção é formada por uma tela de malha fechada impregnada por produto inseticida que contém cipermetrina e polietileno não inflamável. A validade é de cinco anos ou 20 lavagens.

O processo:
As gestantes de áreas de risco são identificadas nas consultas de pré-natal e as Equipes de Saúde da Família, acompanham o processo e orientam a instalação. As gestantes assinam um termo de consentimento para a instalação. A tela tem certificação ISO 9000 e 2000 e autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta quarta-feira (09/03), serão instaladas telas em duas residências no bairro Jardim Guanabara (Regional Norte).