FecharX

Prefeitura promove Campanha Guarda Responsável

<p>Iniciativa educa donos de cães a recolher as fezes do seu cão</p>



Créditos da imagem:
Main campanha cao fezes bh pracas
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Quem deixa fezes de animal de estimação em via pública está sujeito a pagar uma multa de R$ 790,54, segundo o artigo 70 da Lei 10.534. Contudo, muita gente ainda desconhece esta norma e não faz o gesto simples e responsável.

Preocupada com a falta de responsabilidade de alguns donos de cães, a Divisão de Eventos e Educação Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte realizou nos últimos meses a Campanha de Guarda Responsável. A atividade é voltada, principalmente, para a conscientização dos donos de animais de estimação com relação ao recolhimento das fezes de seus mascotes.

Em março, foi a vez do Parque Vencesli Firmino da Silva, localizado no bairro Alípio de Melo, receber a iniciativa. Durante a ação, foram distribuídos kits com panfletos informativos e sacolinhas plásticas para recolhimento correto das fezes dos animais.

De acordo com a educadora ambiental da Divisão de Eventos e Educação Ambiental Sônia Rabelo, muitos dejetos de cães foram encontrados nas gramas do Parque, principalmente na entrada. ?É uma situação que precisa ser mudada. Além do mau cheiro, os dejetos são ameaça à saúde (moscas posam e podem disseminar doenças)?, alerta.

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da Capital, e o Parque Jornalista Eduardo Couri (Barragem Santa Lúcia) também receberam a ação. Segundo a bióloga, que atua no Parque Municipal, Andréia Aparecida de Oliveira, por meio das mobilizações os visitantes são alertados ?sobre as normas que devem ser seguidas ao andar com animais de estimação em locais públicos?. Colocar guias de condução e coleira nos animais; recolher as fezes e levar os ?mascotes? regularmente ao veterinário são atitudes que um dono responsável deve ter.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte