FecharX

Prefeitura de BH restaura 21 livros que retratam a história da construção da capital

Documentos passaram por um intenso processo de recuperação e estão disponíveis para consulta no Arquivo Público de BH



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 171954 shutterstock 146694977
Divididos em quatro módulos, cada livro tem, em média, 500 páginas
Redação Sou BH
08/05/15 às 18:14
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

Através do programa "Adote um Bem Cultural" a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Flávio Gutierrez recuperaram cerca de 21 livros com importantes informações sobre a construção da capital, fundada no final do século 19.

O investimento custou R$ 350 mil e o trabalho dos restauradores profissionais teve auxílio dos aprendizes do projeto Valor Social, do Museu de Artes e Ofícios, que desde 2008 forma jovens carentes para o trabalho de restauração do patrimônio histórico em Minas Gerais. Os documentos passaram por um intenso processo de recuperação que eliminou manchas, oxidação de papéis, furos, rasgos e reforço de costuras.

Disponíveis para consulta no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), eles estão divididos em quatro módulos: Livros de Registro de Sepultamento, Livros de Protocolos de Processos, Livro de Arrecadação de Rendas Patrimoniais e Livro de Divisão de Patrimônio. Cada publicação tem, em média, 500 páginas.

De acordo com o presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM), Hugo Vilaça, a recuperação e a publicação desses livros refletem a história da cidade e do Cemitério do Bonfim, inaugurado dez meses antes da oficialização da capital, em 1897, e que recebeu os primeiros falecidos de Belo Horizonte. “Além de informações pessoais como nome, idade, parentesco e naturalidade, os livros trazem a história da composição social e cultural da população”, destacou