FecharX

Prefeitura abre inscrições para Meio Passe Estudantil

Alunos da capital têm até o dia 28 para fazer o cadastro



Créditos da imagem: Breno Pataro/PBH
Main 230332 foto breno pataro2
Redação Sou BH
15/01/19 às 11:57
Atualizado em 01/02/19 às 19:01

A partir desta segunda (14), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abre inscrições para o programa de Meio Passe Estudantil de 2019. Os estudantes interessados devem preencher a ficha de inscrição que estará disponível no portal da PBH, entre os dias 14 e 28 de janeiro. A inscrição não garante a concessão do benefício.

Após o cadastro, cada aluno tem que procurar a regional da prefeitura mais próxima da sua residência ou o BH Resolve, para quem está na região Centro-Sul, entre os dias 21 e 31, para apresentar seguintes documentos:

- Comprovante da inscrição no site;
- Fotocópia e original de identidade do candidato e do responsável legal, quando o estudante tiver menos de 18 anos;
- Fotocópia e original de comprovante de residência (contas da CEMIG, COPASA, telefone); emitido em até 90 dias;
- Original da declaração de matrícula e frequência em estabelecimento escolar situado no município, com carimbo do registro da escola, nome legível, BM ou MASP do responsável pelo fornecimento e assinatura.
- Original do CPF do estudante e do responsável, em caso de menor de 18 anos.

As inscrições com documentação incompleta não serão aceitas. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: passeescolar@pbh.gov.br.

Benefício

O Meio Passe Estudantil é um benefício destinado a estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados e frequentes em estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte e que residam a um quilômetro, ou mais, da escola que frequentam.

Para fins de classificação serão considerados os seguintes critérios:

- Ser estudante do Ensino Médio ou EJA cuja família seja beneficiária de programas sociais desenvolvidos ou executados pelo município, 
- Residir a maior distância em relação ao estabelecimento público de ensino em que estiver matriculado e frequente.

Renovação

Em 2018, foram beneficiados 8.168 estudantes e somente 3.000 fizeram a renovação do Meio Passe, que aconteceu em dezembro. Aqueles que perderam o prazo e têm interesse em continuar recebendo o benefício também deverão fazer uma nova inscrição, a partir do dia 14 de janeiro.

Resposta da solicitação

O resultado do cadastro poderá ser acessado no site ou pessoalmente nas regionais. O prazo para a resposta de novas solicitações é de 40 dias úteis e o de renovações é de 20 dias úteis, depois do fim do cadastramento.