FecharX

Praça da Liberdade é iluminada para o Natal

<p>A iluminação especial foi inaugurada na praça nesta terça-feira (3)</p>



Créditos da imagem: Wellington Pedro/Imprensa MG
Main iluminacao
Wellington Pedro/Imprensa MG
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:55

Foi inaugurada nesta terça-feira (3) a tradicional iluminação de Natal na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Um dos mais belos e importantes cartões postais da capital mineira recebeu uma decoração especial com milhares de luzes e enfeites, feita pela Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig).

A temática deste ano ressalta a paixão do brasileiro pelos esportes, que vai assistir de perto, nos próximos anos, os dois maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A iluminação destaca as cores verde, azul-anil e branco.

Até 6 de janeiro, mais de 1,5 milhão de microlâmpadas, 20 mil metros de mangueiras luminosas e 5 mil lâmpadas estrobos vão ficar acesas na Praça da Liberdade. Outro destaque são os mil tubos snow fall, que fazem a simulação de neve nas árvores, além de mais de 4 mil figuras luminosas, ao lado de tradicionais símbolos do Natal, como presépio, trenó com Papai Noel, estrelas e até ursos malabaristas.

Além da Praça da Liberdade, também vão receber iluminação especial outros locais da capital, como a Praça da Assembleia, a sede da Cemig, a Avenida Barbacena, o Palácio das Mangabeiras, a Cidade Administrativa e o Minascentro.

Proteção ao patrimônio

O Iepha orienta a cada visitante que contemple e aproveite a decoração com muita responsabilidade, preservando plantas, jardins, monumentos e tudo mais que a Praça da Liberdade, tombada desde 1977, tem a oferecer durante todos os dias do ano.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Os belo-horizontinos e turistas que visitarem a tradicional iluminação de Natal terão ainda opção de lazer cultural nos nove museus que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade. A entrada em todos os espaços é gratuita e, às quintas-feiras, o horário de funcionamento é estendido até as 22h.

Estão em funcionamento o Arquivo Público Mineiro (APM), a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Arte Popular ? Cemig, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade, em dias e horários variados.