FecharX

População poderá doar sangue em shopping de BH

<p>O espaço terá capacidade para receber 100 candidatos à doação</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

Para aumentar seu banco de sangue, a Fundação Hemominas realiza na próxima terça-feira (23), uma ação de coleta de sangue no Boulevard Shopping. Um miniposto será montado no piso 2, próximo ao Rosso Gourmet, das 8h30 às 16h.

O espaço terá capacidade para receber 100 candidatos à doação. O local contará com espaços para os setores de cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e lanche. Além dos clientes, lojistas e funcionários podem comparecer ao local e doar.

A doação de sangue é um procedimento simples e seguro. Todo o processo dura em média uma hora. Com apenas uma doação, até quatro pessoas podem ser beneficiadas. Em um ano, o doador pode salvar cerca de doze vidas.

Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, ter dormindo bem na noite anterior, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

Mais informações sobre os critérios para doação de sangue no site do Hemominas, ou no número 155.