FecharX

Plataforma Cuidar facilita o encontro de doadores com instituições sociais com um clique

Você pode escolher uma entidade para apadrinhar ou doar um valor diretamente para alguma campanha online



Créditos da imagem:
Main 174542 cuidar informativo
Redação Sou BH
13/12/18 às 15:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Não é só no Natal que as pessoas procuram ser solidárias. Durante o ano todo, muita gente quer ajudar e não sabe como fazer. Que instituição social ajudar? Doar dinheiro, material ou trabalho voluntário? Pensando em facilitar essa busca por entidades filantrópicas que precisam de apoio, o Serviço Social Autônomo (Servas) lançou a plataforma Cuidar, em meados de 2018.

O site reúne campanhas de várias associações que estão precisando de algum valor específico ou instituições que podem ser apadrinhadas mensalmente. No endereço eletrônico, o doador pode escolher quem e como quer ajudar diretamente. A plataforma Cuidar faz apenas a mediação, os valores são destinados a cada entidade, sem nenhuma interferência do Servas.

“As instituições passam por um treinamento para gerir a campanha na plataforma. Nesse início temos como forma de acesso às campanhas uma lista de ações. Já são nove entidades cadastradas. A partir de 20 instituições vamos colocar um critério de busca, filtros que vão ajudar o doador a encontrar a campanha de um jeito mais rápido e específico”, explica Luciana Crespo, gestora da plataforma.

Umas das entidades cadastradas no site é a Associação de Pais e Amigos do Centro de Reabilitação (Aspac), que cuida de crianças com deficiência e é referência no tratamento do autismo. O atendimento oferecido conta com equoterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, fisioterapia, pilates, fonoaudiologia e musicoterapia.

A presidente da associação, Cláudia La-badié reforça o trabalho sério da plataforma. “As pessoas têm consciência e sabem que doando através desse canal o dinheiro chega no lugar certo”.

Pela plataforma, a Aspac arrecadou R$ 9 mil por meio da venda de ingressos para uma feira gastronômica em BH. Esse valor foi destinado ao transporte do galpão utilizado para o tratamento de equoterapia, que precisava ser transferido da região de Venda Nova para a Nordeste. Outra campanha que está ativa tem o objetivo de angariar recursos para a construção de um banheiro acessível e para a compra de material escolar para as mais de 500 crianças atendidas pela instituição. Os doadores que destinarem mais de R$ 135 são presenteados com cavalinhos feito de crochê. 

Acesse a plataforma Cuidar e dê sua contribuição.