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Pessoas acima de 60 anos querem mais atividades de lazer em BH

Pesquisa da CDL mapeou as preferências de consumo e as características desse público



Créditos da imagem: Pressmaster/Shutterstock
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Redação Sou BH
26/08/18 às 13:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

A população mineira com mais de 60 anos é conectada ao mundo digital, não gosta de ser chamada de idosa, investe em cursos e outras opções de lazer.  Os dados são de um levantamento divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), nesta terça-feira (21).

O estudo apresenta o perfil e comportamento de mineiros 60+ com o objetivo de melhorar o ambiente e inserir esse público no mercado.

Umas das reclamações de quem tem está nessa faixa etária é o tratamento recebido na sociedade:  dois a cada dez já sofreram preconceito por causa da idade. Para 36%, a cortesia dos vendedores é um dos fatores decisivos para a compra.

Esse ponto leva a outro: a nomenclatura utilizada para classificar esse grupo: 27% preferem utilizar o termo “melhor idade”, 11% “terceira idade”, 10% “60+” e 6% “sênior”. Um a cada três mineiros acredita que “maduro” é palavra ideal. Apenas 10% dos entrevistados julgam “idoso” a forma mais adequada para se referir a eles.

Lazer e segurança

Outra questão levantada são os eventos na cidade: 68% afirmam que há pouca ou nenhuma opção de lazer com temas que interessam a quem tem mais de 60 anos.

“A pauta de entretenimento e lazer nas cidades não abarca esse público. Existe uma pluralidade de eventos diurnos para jovens.”, afirma Lívia Hollerbach, cofundadora da Pipe.Social, empresa responsável pelo estudo.

Segurança é mais um ponto abordado na pesquisa e mostra que, com o passar dos anos, as pessoas preferem ficar perto de casa. Entre os pesquisados, 38% circulam mais pelo próprio bairro; 45% preferem a região mais próxima e às vezes vão as outras áreas da cidade e apenas 17% circulam por todos os locais.

Tecnologia

Quem pensa que a “melhor idade” não acompanha as tecnologias está por fora. A maioria desse grupo está conectada ao mundo digital: 80% possuem computador ou notebook, 90% têm smartphone e 88% preferem utilizar o Facebook como rede social.

Demandas

Além de precisarem de bens como vestuário, calçados e acessórios, os mineiros 60+ também definem outras categorias como prioridades na hora de consumir: cursos em geral (39%), serviços de turismo (33%) e aulas de idiomas (25%).

A pesquisa

O levantamento “Tendências do Mercado Prateado de Minas Gerais foi conduzido pelas empresas Pipe.Social e Hype60+, que a partir de um estudo nacional, traçou um recorte no território mineiro.