FecharX

Chuvas trazem alerta sobre infestação do mosquito Aedes aegypti

Em 2018, oito pessoas morreram por causa da dengue e uma por chikungunya



Créditos da imagem: ONU/Aiea/Dean Calma
Main 172316 onu aiea dean calma
Redação Sou BH
04/12/18 às 15:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:45

Nesta sexta-feira (30), é o dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Com o verão se aproximando todo mundo precisa redobrar o cuidado para prevenir os focos do mosquito. Nesse período chuvoso é bom ficar em alerta com o acúmulo de água em objetos e tomar algumas medidas para reduzir a infestação do Aedes. 

Veja algumas dicas:

  • Retirar os pratinhos de plantas;
  • Manter a caixa d’água vedada, sem deixar frestas;
  • Realizar a limpeza das calhas e remover folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água;
  • Tratar a piscina com cloro e limpar uma vez por semana;
  • Manter o quintal sempre limpo e livre de qualquer material que possa se tornar um foco do Aedes aegypti.

“O verão é o período que requer maior atenção e intensificação dos esforços para não deixar o mosquito nascer. No caso da população, além dos cuidados, como não deixar água parada nos vasos de plantas, é possível verificar melhor as residências, apoiando o trabalho dos agentes de endemias. Esses profissionais utilizam técnicas simples e diferenciadas para vistoriar as casas, apartamentos e espaços abertos”, explica o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Divino Martins.

Balanço 

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde, até o dia 19 de novembro de 2018, Minas Gerais registrou 26.155 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue e oito óbitos. Outros 11 casos de vítimas fatais estão em investigação. Em 2017, foram 25.933 casos prováveis e 19 mortes pela doença.

Em relação à febre chikungunya, foram 11.660 casos prováveis da doença, concentrados na região do Vale do Aço. Até o momento, uma morte foi confirmada e duas ainda são suspeitas. Cento e cinquenta sete mineiros foram contaminados pelo zika neste ano.

Com Agência Brasil