FecharX

Perfis que alertam blitz geram controvérsias

<p>Monitoramento das operações de blitz policial nas redes sociais evidenciam as diferentes opiniões sobre a Lei Seca</p>



Créditos da imagem:
Main nasavassi
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Prestes a completar dois anos, a campanha ?Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida?, que desde 2011 aumentou o rigor da Lei Seca com a realização de blitz permanente em toda a cidade, continua afetando diretamente os  hábitos dos frequentadores de bares e restaurantes da capital. Além disso, o aumento no rigor da Lei Seca também favoreceu a proliferação do monitoramento online das blitzen policiais nas redes sociais, compartilhadas por tuiteiros isoladamente ou por perfis como o @BlitzBH, que possui mais de 75 mil seguidores.

O sargento Márcio Pereira do Batalhão de Polícia de Trânsito de Minas Gerais (BPTran) considera esse tipo de prática extremamente prejudicial para as operações policiais Para ele:  ?Essa prática poderia ser considerada inclusive como atentado a segurança pública, crime previsto no artigo 265 do Código Penal?.

O advogado criminalista e professor de direito penal Warley Belo, no entanto, considera que acusar essa prática de crime é um exercício de ?contorcionismo penal?. Segundo o advogado, ?a lei deixa bem claro que a intenção deve ser de atentar contra o serviço público, mas as práticas de divulgação das blitz em redes sociais em nenhum momento atentam contra as práticas, apenas informam a respeito de sua realização?.

A Lei Seca também gera controvérsias entre comerciantes. Elisângela, operadora de caixa do Assacabrasa da Rua Paraíba, relata maior conscientização dos fregueses, que estão optando por voltar para casa de táxi. Por outro lado, o proprietário do Bar do João na Rua Tomé de Souza, João Antônio Pimenta, lamenta uma sensível queda na clientela desde que a Lei Seca tornou-se mais rigorosa. Wanderlei, funcionário do Rei do Pastel da Contorno também observa um menor número de clientes desde que a lei tornou-se mais rigorosa.

 

naSavassi