FecharX

PBH libera rotativos no Hipercentro aos sábados em dezembro

A medida vai liberar cerca de 1 mil vagas e visa facilitar a vida dos consumidores no período das compras de Natal



Créditos da imagem: Stênio Lima/PBH
Main 154125 rotativo
Redação Sou BH
29/11/17 às 15:41
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Nos dias 9, 16 e 23 de dezembro (sábados anteriores ao Natal), as áreas de estacionamento rotativo localizadas no perímetro e interior do Hipercentro de Belo Horizonte serão liberadas para estacionamento sem a necessidade de utilização do talão. Uma portaria da BHTrans oficializando a liberação foi publicada no Diário Oficial do Município na última terça-feira (28). A medida vai liberar cerca de 1 mil vagas e visa facilitar a vida dos consumidores no período das compras de Natal.

O Hipercentro é a área compreendida pelo perímetro iniciado na confluência das avenidas do Contorno e Bias Fortes, seguindo por esta até a rua Rio Grande do Sul, por esta até a rua dos Timbiras, por esta até a avenida Bias Fortes, por esta até a avenida Álvares Cabral, por esta até a rua dos Timbiras, por esta até a avenida Afonso Pena, por esta até a rua da Bahia, por esta até a avenida Assis Chateaubriand, por esta até a rua Sapucaí, por esta até a avenida do Contorno, pela qual se vira à esquerda, seguindo até o viaduto Jornalista Oswaldo Faria, por este até a avenida do Contorno, por esta, em sentido anti-horário, até a avenida Bias Fortes, e por esta até o ponto de origem. Confira a região no mapa:


Rotativo

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 22.236 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 103.439 oportunidades de estacionamento em 865 quarteirões da capital. A folha do Rotativo custa R$ 4,40 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em 534 postos de venda credenciados da capital.

O Rotativo é um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. Ele permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas de comércio, serviços e lazer, como é o desejo e a necessidade da cidade. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos.

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.

Com Prefeitura de Belo Horizonte