FecharX

PBH realiza gratuitamente cirurgias de castrações de cães e gatos

A esterilização de cães e gatos previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
08/11/17 às 18:30
Atualizado em 01/02/19 às 19:11


Kátia Gaspar/PBH

Segundo dados do Censo Animal (2016), Belo Horizonte possui aproximadamente 291 mil cães e 85 mil gatos. O Barreiro é a segunda região com maior número destes animais. Cerca de 10% da população domiciliada pode ser encontrada nas ruas sem supervisão de um tutor.
Para inibir o aumento desordenado dessa população e o consequente abandono dos animais, a Prefeitura de Belo Horizonte promove ações de incentivo à guarda responsável e oferece gratuitamente a castração cirúrgica. 

Além de ser uma importante forma de controle populacional, a esterilização de cães e gatos previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor e a morte precoce causada por doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal.

O Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro é a quarta unidade da cidade e já realizou mais de 5,3 mil cirurgias desde que foi inaugurada, há dois anos. A unidade localizada na avenida Antônio Praça Piedade, 68, bairro Bonsucesso, faz em média 770 agendamentos mensais. A procura é grande, mas há um alto índice de faltas.

“Em função das desistências, deixamos de atender a quem realmente tem interesse”, constata Vitor Dias, gerente de Zoonoses Barreiro. “As faltas ocorrem sobretudo por parte dos moradores de outras regiões da cidade”, observa a veterinária responsável pelas cirurgias, Ingrid Mattos Chiarelli. “Se todos comparecessem, seriam feitos em média 9 mil atendimentos por ano”, calcula.

A unidade funciona de segunda a sexta-feiras, das 7h às 16h e possui sala de recepção, sala para treinamento e palestras, bloco cirúrgico com três macas, sala de preparação dos animais e espaço para permanecerem no pré e pós-operatório. As cirurgias são agendadas pelo telefone 3246-2044. 

Outras frentes

A prefeitura também possui uma van adaptada para a realização de cirurgias. A equipe da unidade móvel de esterilização percorre diversas regiões da cidade e agenda cerca de 30 cirurgias diárias. Mesmo com o índice de faltas, são realizadas aproximadamente 400 cirurgias de esterilização por mês.

Para inibir o abandono de animais de estimação, a Prefeitura promove feiras de adoção e ações de incentivo à guarda responsável como palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população e a produção de panfletos explicativos.

Confira as unidades de esterilização cirúrgica de Belo Horizonte:

Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo – Tel.: 3277-7413

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste - Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara –Tel.: 3277-8448

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste - Rua Alexandre Siqueira. 375, bairro Salgado Filho-Tel.: 3277-7576