FecharX

PBH divulga o projeto do novo Centro Administrativo

<p>Escritório de Arquitetura de Belo Horizonte ganhou o Concurso Público Nacional</p>



Créditos da imagem:
Main 2307 concurso
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Ontem (22), a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou o resultado do Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura para o Centro Administrativo do Município de Belo Horizonte. O vencedor foi o projeto apresentado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados. Trata-se de um prédio de 80 metros, com 18 andares, construído sobre uma estrutura de 20 metros de altura, situada sobre uma grande praça que será criada no atual estacionamento da rodoviária. O vão de 20 metros, entre a praça e o prédio, permite que a visão da Rodoviária seja preservada. Ele receberá R$ 200 mil como prêmio, além de desenvolver todas as etapas do projeto.

O vencedor foi escolhido por uma comissão julgadora. O valor bruto do contrato a ser firmado entre o parceiro privado e o escritório de arquitetura será de até 3% do valor previsto para a construção do Centro Administrativo. Do valor da contratação serão deduzidos os valores pagos a título de premiação, os quais são considerados como parte do projeto contratado.

O secretário municipal adjunto de Planejamento e Gestão, Vitor Valverde, que coordena o projeto de implantação do Centro Administrativo, ressaltou o alto nível do concurso. ?O vencedor foi absolutamente legitimado por 80 excelentes projetos concorrentes de escritórios de todo o Brasil. Belo Horizonte ganha muito com este resultado?, disse.

De acordo com ele, o concurso selecionou a proposta mais adequada para a construção do centro e para o tratamento urbanístico da região, levando-se em conta aspectos como qualidade paisagística e arquitetônica, conforto, redução do impacto ambiental, acessibilidade, estética, sustentabilidade, funcionalidade, segurança, custo, viabilidade técnica e adequação, entre outros.

Foram 166 candidatos inscritos no concurso, sendo 80 habilitados para prosseguirem na disputa, visto que os demais foram eliminados por descumprirem itens do edital.