FecharX

PBH apresenta o novo projeto "Telas Urbanas"

Projeto vai transformar os espaços urbanos por meio da arte mural, com cores, formas e desenhos criados por artistas de BH



Créditos da imagem: Isabel Baldoni
Main 183009 telas urbanas isabel baldoni
Serão selecionadas 195 propostas de intervenção no primeiro edital
Redação Sou BH
14/07/15 às 18:31
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou no Museu da Imagem e do Som o novo projeto "Telas Urbanas", que levará a arte a muros de toda a cidade. O projeto tem como objetivo requalificar e transformar espaços urbanos por meio da arte mural, com cores, formas e desenhos, além de valorizar os artistas de BH.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, o projeto nasceu da necessidade de qualificar a arte urbana e criar uma política pública que favoreça a arte mural. “Iremos fomentar a arte urbana, criar uma esfera de cultura em diversos pontos da capital e promover ações coordenadas para valorização de nossos artistas”, afirmou.  

O primeiro edital, que será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), vai selecionar 195 propostas para a produção de intervenções artísticas em espaços urbanos da região da Pampulha. 

A partir do tema "Cidade que Vibra" e um investimento de 500 mil reais, o projeto pretende colorir muros de arrimo e o fundo dos galpões, dando uma nova identidade aos locais públicos ou privados na Pampulha, incluindo os muros da Escola Estadual José Heilbuth Gonçalves, no bairro Santa Branca. Além dos artistas que serão selecionados pelo edital, o projeto contará com a participação de artistas renomados, que serão convidados pela Associação dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha.

Para o prefeito Marcio Lacerda, o projeto é o reconhecimento definitivo da arte mural como manifestação cultural. “Esta parceria entre a Prefeitura e os artistas valoriza a nossa identidade cultural. A Prefeitura fica mais próxima da expressão artística popular e ainda vai embelezar a cidade”, destacou. 

Os interessados em participar do projeto devem acessar o portal BH Faz Cultura e seguir as instruções do edital, que será publicado no dia 15 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente até o dia 14 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura, na Rua da Bahia 888, 11º andar, sala 1102 - Centro.

Os artistas podem se inscrever em duas categorias: Jovem Artista (projetos para área de aproximadamente 12 m²) e Artistas Individuais (projetos para área de aproximadamente 36 m²). Cada artista poderá apresentar somente uma proposta. A escolha dos projetos vencedores será feita por uma comissão de seleção e acompanhamento, que, entre outros pontos, avaliará a relevância conceitual e a temática da proposta, criatividade, originalidade, ineditismo e, ainda, a viabilidade técnica do projeto.

Cada artista selecionado receberá uma premiação, que varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, de acordo com a categoria em que estiver enquadrado.