FecharX

CBTU confirma aumento das passagens do metrô em BH

Depois da informação enviada pelo Sindimetro, companhia divulga oficialização do aumento



Créditos da imagem: Divulgação/CBTU
Main 153448 metro cbtu
Redação Sou BH
07/05/18 às 19:45
Atualizado em 01/02/19 às 19:32

A tarifa do metrô, que não era reajustada há 12 anos, passou por um aumento significativo, de R$ 1,80 para R$ 3,40, valor que representa um aumento de quase 89%. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o normal era que a tarifa fosse ajustada gradualmente seguindo os índices inflacionários, mas no caso da capital mineira, os 12 anos de estagnação da tarifa foram o motivo para um aumento tão grande de uma só vez, seguindo a orientação do Ministério do Planejamento.

"A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que as tarifas do sistema metroferroviário em Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió terão novos valores a partir da 0h, da próxima sexta-feira, 11 de maio", diz o comunicado divulgado pela CBTU no início da tarde desta segunda-feira (7).


O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro), já havia sinalizado a possibilidade do reajuste. Uma reunião está sendo organizada por grupos estudantis para discutir e protestar contra o aumento ainda nesta segunda-feira. O ato acontece no Centro de Referência da Juventude, a partir das 19h. Confira detalhes do evento.

Ano conturbado

Os usuários do sistema em Belo Horizonte também foram surpreendidos no início de fevereiro com a possibilidade de paralisação dos serviços por falta de repasse federal. No comparativo entre 2017 e 2018, o orçamento repassado à CBTU foi reduzido em 40%, número que comprometeria as atividades dos trens urbanos. No entanto, no mês seguinte, o Ministério do Planejamento e a companhia asseguraram que as atividades não parariam ou seriam reduzidas pois seria feita a complementação orçamentária necessária para a continuação dos trabalhos.