FecharX

Parques municipais oferecem áreas disponíveis para adoção através do projeto "Adote o Verde"

Adotantes tem como compromisso recuperar e conservar as áreas verdes públicas, preservando as praças, parques e canteiros de BH



Créditos da imagem: Divulgação
Main 192919 parque municipal
Entre os 70 parques municipais administrados pela Fundação de Parques Municipais (FPM), 40 contam com áreas disponíveis para adoção
Redação Sou BH
29/05/15 às 21:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

Contribuir para a conservação das áreas verdes é uma das propostas do “Adote o Verde”, programa de parcerias da Prefeitura de Belo Horizonte para a implantação, revitalização e manutenção de áreas verdes públicas da cidade. Lugares como praças, parques e canteiros de diferentes regiões estão disponíveis para serem adotados.

Entre os 70 parques municipais administrados pela Fundação de Parques Municipais (FPM), 40 contam com áreas disponíveis para adoção, como os parques Américo Renné Giannetti, Tom Jobim, Nações, Jacques Cousteau, Burle Marx, Pedro Machado, Primeiro de Maio e Vencesli.

Para adotar alguma área dentro de um parque municipal é necessário que o interessado entre em contado com o setor de Planejamento da FPM pelo telefone (31) 3277-5399. Os adotantes podem ser pessoas físicas ou jurídicas, ONGs, instituições e escolas. É possível definir qual o melhor local a ser adotado, de acordo com as condições do padrinho. Caso a pessoa ou empresa já tenha o local específico, será marcada uma reunião com a presença do chefe de departamento, responsável pelo local, para orientar o adotante sobre as medidas necessárias para melhoria e manutenção do local.

Podem ser realizadas recuperações de áreas verdes já implantadas, conservação e manutenção de gramados e canteiros, instalação de equipamentos e mobiliários, serviços de limpeza, entre outros.

Além de contribuir com a preservação das áreas verdes da cidade, as pessoas ou empresas adotantes terão alguns retornos de visibilidade, como a inserção de uma placa no local adotado, com padrão definido pela Prefeitura, e ações de divulgação, como a citação em aplicativos e no site da FPM. As ações têm como proposta a valorização das empresas e cidadãos, que terão seus nomes associados a importantes e belas áreas de convívio, com atitudes legítimas e efetivas de preservação.