FecharX

Parque Municipal completa 116 anos de muita história

<p>O parque mais antigo de Belo Horizonte faz aniversário nesta quinta-feira (26)</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 3 parque
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:49

Patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal) completa 116 anos nesta quinta-feira (26). E para celebrar a data, será oferecida ao público uma programação especial, com exposições e apresentações musicais.

Lugar de refúgio e rica biodiversidade, o Parque Municipal fica no coração da capital mineira e atrai pessoas em busca de lazer e do contato com a natureza. Para o Diretor dos Parques da Área Sul, Homero Brasil Filho, vários fatores contribuem para que a área verde seja a mais visitada da cidade. Primeiro, por ser o parque mais antigo de BH, segundo, por ter uma favorável posição geográfica e terceiro, o reconhecimento como um espaço democrático que recebe frequentadores de diversos lugares, cerca de 600 mil pessoas por mês.

De acordo com Homero Brasil, além desses fatores, a tradição cultural da área verde também atrai o público. ?O parque tem uma vida cultural bastante rica e intensa. Aqui acontecem desde eventos menores até os de maior estrutura?. Ele cita de exemplo, o Parque Municipal como palco da Primeira Virada Cultural realizada em Belo Horizonte nos dia 14 e 15 de setembro.

Segundo a Chefe de Departamento Centro, Tatiani Cordeiro, o parque tem muito que comemorar. ?É uma bela área de preservação ambiental dentro da cidade?. Ela conta que o parque foi o primeiro projetado de BH e da América Latina. Criado para ser uma ?Ilha de romantismo no centro da cidade?, é como se o amor pela área verde estivesse presente no gene das pessoas. ?Elas enxergam o parque além de um local de passagem. É o espaço público mais democrático e eclético de Belo Horizonte?, conclui.

Confira no Sou BH a programação especial para comemorar o aniversário do Parque Municipal.