FecharX

Paris e Belo Horizonte unidas por exposição

<p>Mostra celebra os 70 anos da Aliança Francesa da capital mineira</p>



Créditos da imagem:
Main 1407 paris
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Em 2014, a Aliança Francesa Belo Horizonte (Rua Tomé de Souza 1418 ? Savassi) completa 70 anos. E como parte das comemorações, inaugura hoje (14), a exposição ?BH, Cidade Luz?, com obras de Warley Desali e José Octavio Cavalcanti. Seis trabalhos de cada artista representam um diálogo entre as capitais mineira e francesa. Enquanto Cavalcanti retrata Paris, Desali se inspirou na rua ?Paris?, no bairro ?Europa?, em Contagem.

?E eles interligam Paris, França e Belo Horizonte, Brasil, pelo traço e pela cor que se revelam em paisagens submetidas a uma única luz: o sol. Nos desenhos de José Octavio Cavalcanti, o sol perpassa a paisagem urbana e acentua contrastes nas zonas de luz/branco e sombra/preto que se estendem por seus expandidos horizontes. Desali, por outro lado, submete a paisagem urbana da periferia de Belo Horizonte ao sol mais tropical, para extrair-lhe, principalmente, a cor essencial refletida e decomposta em seus planos geométricos básicos?, diz José Carlos Aragão, escritor e conselheiro da Aliança Francesa BH.

Cavalcanti esteve em Paris em 1976, quando desenhou a cidade durante três meses, buscando estabelecer através do desenho de observação, o diálogo desta com Belo Horizonte e outras cidades de seu tempo. Desali desenvolve pinturas de lugares próximos ao seu cotidiano. E por não conhecer Paris, faz referência a ruas, praças e bairros mineiros que remetem ao nome ?Paris?, como o bairro Europa, rua Paris, Vila Paris, Praça Paris.

?Em BH, Cidade Luz, a perspectiva (como técnica de representação plástica da tridimensionalidade de cada artista) é apuradíssima e singular. E a perspectiva (como olhar pessoal do artista ou como ponto de vista do observador) é bem diversa, original e encantadora?, finaliza Aragão.