FecharX

Paralisação geral é esperada para esta quinta-feira

<p>Os profissionais de serviços como transporte público, bancos, escolas públicas e comércio prometem cruzar os braços</p>



Créditos da imagem: Wikipedia
Main 3 praca sete
Wikipedia
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:54

Está marcada para esta quinta-feira (11) uma paralisação geral em pelo menos 14 estados do país. Em Belo Horizonte, profissionais de serviços como transporte público, bancos, escolas públicas e comércio prometem cruzar os braços. Uma manifestação na Praça Sete, no centro da capital, também está planejada para amanhã, e deverá acontecer às 10h. De lá, os manifestantes sairão em passeata em direção à prefeitura. Mais tarde, seguirão para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH (STTRBH) informou que vai participar do movimento e que a categoria foi convocada a participar também. No entanto, a paralisação das atividades e presença no ato será facultativa.

O metrô de Belo Horizonte não deve funcionar amanhã. Os metroviários vão decidir sobre a paralisação das atividades em assembleia que será realizada às 17h30 desta quarta-feira (10), na Estação Central do Metrô. Já as agências bancárias devem funcionar parcialmente.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informou, em nota, que, diante da possibilidade de greve convocada pelas Centrais Sindicais, os empresários do setor de comércio e serviços da capital mineira estão livres para abrirem ou não os seus estabelecimentos nesta quinta-feira (11).

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde) também fará uma paralisação do setor de saúde. No serviço público, o funcionamento de urgência e emergência acontecerá com 30% do efetivo.

Manifestações

Os movimentos sociais esperam reunir nas ruas de Belo Horizonte pelo menos 30 mil manifestantes no Dia Nacional de Luta. As manifestações também ocorrerão no interior, com protestos marcados em cidades-pólo do estado, como Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Varginha (Sul de Minas).