FecharX

Pampulha se candidata a Patrimônio Cultural da Humanidade

<p>A candidatura será oficialmente realizada nesta quinta-feira (12), no Museu de Arte da Pampulha</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main oampulha
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:55

No dia que Belo Horizonte comemora seus 116 anos, a Pampulha vai se candidatar oficialmente a Patrimônio Cultural da Humanidade. A cerimônia de assinatura da carta de intenções acontece nesta quinta-feira (12), às 15h, no Museu de Arte da Pampulha.

O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Unesco a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Várias ações vêm sendo desenvolvidas visando à revitalização do Conjunto Arquitetônico e o seu reconhecimento como Patrimônio Mundial. O Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile passaram por uma reforma recentemente nas partes internas e externas.

Em 2013, os Jardins de Burle Marx também foram restaurados. Ao todo, cinco Jardins estão sendo recuperados: Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile e Casa Kubitschek, já entregues; e Igreja São Francisco de Assis e Praça Dalva Simão em obras. Todos esses Jardins são tombados pelo Patrimônio Cultural nas esferas federal, estadual e municipal.

Outra ação importante foi a reabertura da Casa Kubitschek, agora como uma casa-museu. O novo espaço cultural da cidade, às margens da Lagoa da Pampulha, conta a história de uma casa modernista por meio de espacializações, objetos e estímulos sensoriais.