FecharX

Pampulha é eleita Patrimônio Mundial da Humanidade

Selo foi concedido pela Unesco, na manhã deste domingo



Créditos da imagem: Ronaldo Almeida / Shutterstock.com
Main 151329 shutterstock 166720508
O conjunto apresenta obras de Oscar Niemeyer, de Roberto Burle Marx e de Portinari
Redação Sou BH
18/07/16 às 12:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:29

A espera acabou! O Conjunto Moderno da Pampulha foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, na manhã de domingo, durante a 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Istambul (Turquia). O prêmio é concedido a monumentos, edifícios, trechos urbanos e ambientes naturais que tenham importância histórica, estética, arqueológica, científica, etnológica ou antropológica.

A candidatura foi aplicada ainda em 2012 e teve como base três pilares: representar uma obra-prima do gênio criativo humano; exibir um evidente intercâmbio de valores humanos, ao longo do tempo ou dentro de uma área cultural do mundo, que teve impacto sobre o desenvolvimento da arquitetura ou da tecnologia, das artes monumentais, do urbanismo ou do paisagismo; e ser um exemplar excepcional de um tipo de edifício, conjunto arquitetônico ou tecnológico ou paisagem que ilustre (um) estágio(s) significativo(s) da história humana.

O título conquistado pela Pampulha resultará em diversas consequências positivas para BH, direta ou indiretamente. Além de fazer com que a capital tenha mais visibilidade internacional, o reconhecimento da Unesco deve fomentar o turismo em Belo Horizonte, atraindo mais renda e investimentos para a cidade.

Também vale destacar as ações de restauração e valorização do Conjunto Moderno da Pampulha iniciadas pela Prefeitura de BH desde 2012, ano da candidatura ao título de Patrimônio da Humanidade. Antes “abandonada” pelo poder público, a orla da Pampulha ganha cada vez mais importância nas ações governamentais, sobre tudo com a despoluição da lagoa, um sonho antigo dos mineiros, que deve sair do papel até 2017. Para dar sequência a essas ações, o Conjunto Moderno da Pampulha vai estar, a partir de agora, protegido por 190 países filiados à Unesco.

O conjunto, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, abrange a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, o espelho d´água, a orla da Lagoa e as praças Dino Barbieri e Alberto Dalva Simão.