FecharX

Pampulha mais próxima de se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade

Dossiê de candidatura ao título foi entregue na manhã de hoje (12)



Créditos da imagem: Camila de Ávila
Main 135516 pampulha gustavo greco
Nova identidade criada por Gustavo Greco junta arquitetura, paisagismo e espelho d'água
Redação Sou BH
12/12/14 às 15:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Na manhã desta sexta-feira (12), dia em que BH completa 117 anos, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha ficou mais perto de se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade. Em evento no Museu de Arte da Pampulha, o prefeito da capital, Márcio Lacerda, entregou para a representante da Unesco, Jurema Machado, o dossiê de candidatura ao título.

Na ocasião, o designer Gustavo Greco, da Greco Design, apresentou a marca e nova identidade da Pampulha. "A marca junta a  arquitetura, paisagismo e espelho d'água, por meio do quadrado, círculo e 1/4 de circulo que, unidos formam a palavra Pampulha", explicou o designer durante a apresentação.

O título de Patrimônio da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até  ambientais naturais  de importância paisagística, que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico  ou antropológico. O objetivo não é catalogar os bens, mas ajudar a sua identificação, proteção e preservação.

Segundo a representante interina da Unesco, presente na cerimônia, Isabel de Paula, a Pampulha é o início do projeto de Brasília, que recebeu o título a mais tempo. "Tenho certeza que este dossiê foi muito bem preparado e acredito que os técnicos da Unesco, que vêm na Pampulha em 2015, farão um relatório muito positivo", afirma. Foi realizada também a obliteração dos selos comemorativos, que tem como inspiração as obras de Niemeyer  que estão em Curitiba, Niterói, Brasília e BH.

Marco da arquitetura de Oscar Niemeyer,  a Pampulha, segundo o próprio arquiteto foi sua obra mais importante. "Meu trabalho começou na Pampulha, para mim foi a obra mais importante", disse o arquiteto em depoimento feito para um documentário.