FecharX

Pampulha concorre ao Título de Patrimônio Cultural da Humanidade

Conjunto modernista é o único candidato brasileiro na disputa ao prêmio da Unesco



Créditos da imagem: Divino Advincula
Main 154333 lagoa da pampulha   1280x368
PBH une esforçoes para recuperar o conjunto projetado por Oscar Niemeyer
Redação Sou BH
20/03/15 às 17:59
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi confirmado pela Unesco como candidato ao Título de Patrimônio da Humanidade. A entidade comunicou ao Itamaraty, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Fundação Municipal de Cultura (FMC) o aceite da documentação enviada, após atender todos os requisitos para aplicação da convenção.

A disputa estava entre a capital mineira e a cidade de Paraty, do Rio de Janeiro, cujo dossiê não foi aceito, deixando Belo Horizonte como o único candidato brasileiro ao prêmio, até o momento.

Os documentos serão encaminhados ao Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), e entre os meses de junho e setembro de 2015, virá à BH uma comissão para conhecer o Conjunto Moderno e promover reuniões sobre a candidatura. A decisão final será comunicada em junho de 2016 pelo Comitê do Patrimônio Mundial.

Os esforços agora se voltam para os projetos de recuperação do conjunto projetado por Oscar Niemeyer. A PBH publicou no Diário Oficial da União (DOM), a criação de uma Comissão de Gestão que envolve cerca de 16 secretarias municipais com o objetivo de integrar diversas ações, projetos e intervenções na região. Já foram concluídas as obras de restauração da Casa do Baile e da Casa Kubitschek, e está sendo finalizado o processo de recuperação dos Jardins Burle Marx e do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Para o tratamento paisagístico da Orla, foi instalada a sinalização indicativa da orla da Lagoa.

Será aberta uma licitação para o projeto de restauro da Igreja São Francisco de Assis, que deve ter início no segundo semestre. Com relação à despoluição da Lagoa, a PBH já fez o desassoreamento do espelho d'água e serão concluídas as obras de interceptação de esgotos pela Copasa. 

Para divulgar a Pampulha, no mês de agosto será promovida na sede da Unesco em Paris, uma exposição com maquetes, fotografias e textos sobre a região. Se vencer o prêmio, BH se junta a três cidades mineiras que obtiveram o título no século passado: Ouro Preto (Região Central), Congonhas (Santuário do Bom Jesus de Matosinhos) e Diamantina.