FecharX

Palco do Cirque du Soleil começa a ser montado em BH

<p>A apresentação do espetáculo Corteo na capital acontece entre os dias 19 de setembro e 27 de outubro</p>



Créditos da imagem: Lucas Hallel
Main palco
Lucas Hallel
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Nesta quinta-feira (12), por volta do meio-dia, começa a ser montado em Belo Horizonte o palco para o espetáculo Corteo, do Cirque du Soleil. A apresentação na cidade acontece entre os dias 19 de setembro e 27 de outubro, na Avenida Clóvis Salgado, s/nº, Pampulha.

Para trazer ao Brasil a estrutura da Grande Tenda e da Vila do Cirque Du Soleil, que pesa mais de 1.000 toneladas, foram necessários cerca de 100 containers.

Na montagem será usado o dobro de trilhos - estruturas que levam os artistas suspensos por cabos - de um espetáculo normal. Como a ideia da superprodução é um cenário cortado, o palco "passa" no meio da plateia, que se coloca em círculos à sua volta e fica dividida em dois lados separados.

O resultado final é uma experiência artística que se torna quase indescritível. Apenas quem confere de perto é capaz de entender o maior espetáculo do Cirque du Soleil em turnê atualmente.

A apresentação, criada e dirigida por Daniele Finzi Pisca já foi assistida por mais de 6,5 milhões de pessoas desde sua estreia e é considerada pela crítica um elogio às artes.

O Corteo ainda vai passar, além de Belo Horizonte, por Curitiba, no dia 8 de novembro, pelo Rio de Janeiro, em 27 de dezembro, e por Porto Alegre, no dia 7 de março de 2014.

Divulgação

Artistas e equipe técnica

O Corteo tem 60 artistas de 19 nacionalidades diferentes: Argentina, Armênia, Austrália, Belarus, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Cazaquistão, Romênia, Rússia, Suécia, Ucrânia, Reino Unido, EUA e Uzbequistão. No total, são 136 funcionários e artistas de 25 nacionalidades diferentes. Além das já citadas acima, fazem parte: Áustria, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Polônia e Cingapura.

? Embora as pessoas geralmente falem Francês e Inglês na Vila Cirque du Soleil, muitas outras línguas são faladas, como: Italiano, Português, Russo entre outras;

? A turnê conta com fornecedores locais para muitos departamentos essenciais, como alimentos, biodiesel, gelo seco, máquinas, alimentos e bebidas para os clientes, bancos, serviços de entrega, reciclagem e gestão de resíduos. Isso injeta dinheiro significativo na economia local;

? Durante a turnê em uma cidade, mais de 150 pessoas são contratadas localmente para uma grande variedade de tarefas, incluindo serviços de recepcionistas, garçons, vendedores de ingressos, faxineiros, etc.

Vila sobre rodas

A vila móvel do Cirque du Soleil inclui a Grande Tenda, uma tenda grande na entrada para o público, a Tenda Artística, bilheteria, cozinha, escola, os escritórios, armazéns de estoque e muito mais. Completamente autossuficiente de energia elétrica, a área conta apenas com uma fonte de água local e instalações de telecomunicações para trabalhos em geral.

A Grande Tenda

Concebida por uma equipe de engenheiros canadenses, a tenda foi produzida por uma empresa francesa que é especializada em veleiros e grandes tendas.

? A tela para a tenda e seus 11 túneis pesam aproximadamente 5,2 mil kg;

? A Grande Tenda mede 20 metros de altura, 50 metros de diâmetro e é sustentada por quatro mastros de 25 metros de altura cada;

? A Grande Tenda tem capacidade para 2.600 pessoas e requer uma equipe de aproximadamente 80 pessoas para instalar os assentos.

História do Cirque du Soleil

De um grupo de 20 artistas de rua em 1984, o Cirque du Soleil se transformou na maior companhia circense do mundo. A empresa hoje possui 5.000 funcionários, incluindo mais de 1.300 artistas de mais de 50 países diferentes.

O Cirque du Soleil já trouxe surpresa e deleite a mais de 100 milhões de espectadores em mais de 300 cidades em seis continentes. A sede internacional do Cirque du Soleil é em Montreal, Canadá.

Mais informações no Sou BH.