FecharX

Conheça pais de BH que falam sobre a importância da paternidade ativa

Os projetos desses belo-horizontinos são focados na necessidade da aproximação entre pais e filhos



Créditos da imagem: Arquivo Pessoal/Bruno Santiago + Papai Carregadeiro
Main 233625 pais news
Redação Sou BH
13/08/18 às 21:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

O Dia dos Pais está aí e nada melhor do que aproveitar esta época do ano para entender o papel da paternidade. Dois belo-horizontinos escolheram as redes sociais para falar desse universo. Bruno Santiago, idealizador da comunidade “Pai tem que fazer de tudo” e Wellington Malk, que está por trás do “Papai Carregadeiro”, ajudam outros paizões a se encontrarem neste papel.

Feitos pensando nos papais, os projetos desses dois belo-horizontinos são focados na importância da aproximação integral entre pais e filhos. Bruno e Wellington mostram suas rotinas, suas histórias e evoluções como pais.

Os projetos e seus “papais”

Wellington explora todos os lados da criação dos filhos, desde dificuldades até as pequenas vitórias do dia-a-dia. Mas sempre focando nos cuidados com os pequenos e o que sua participação na vida deles representa.

“[Em meu blog] Falo muito sobre a criação dos filhos e da maior participação dos pais. É preciso fazer mais do que trocar fraldas e dar mamadeira, isso é o mínimo. Tem que ir além, entender como dar o que o filho precisa, acalmar a criança sem a presença da mãe. É importante criar um vínculo, saber ir além do básico e ser uma figura que dá segurança e participa da criação do seu filho”, comenta ao Sou BH o bancário Wellington, que se especializou no baby wrap, uma técnica para carregar o bebê junto ao corpo preso com faixas de pano.

Já para Bruno, o papel do pai deve estar em sintonia com o papel da mãe. O publicitário, escritor e palestrante, criou sua comunidade para pais – que acumula mais de 210 mil seguidores – em um empenho de disseminar a igualdade na distribuição de tarefas entre o casal.

“O pai já deixou de ser só o ‘pagador’ de contas. Hoje existe mais participação, afinal, é uma obrigação do pai estar presente para tudo. Por isso, comecei a escrever, para contribuir com a vida das pessoas e disseminar esta ideia de paternidade”, afirma Bruno, que acabou de lançar seu livro contando um pouco de sua trajetória como pai. Na obra, ele retrata a luta para ser pai e as conquistas diárias com seu filho Samuel e a esposa Tereza.

Com a aceitação de outros pais e a popularidade crescente de suas redes de comunicação, a ideia dos dois papais participativos é expandir os projetos, criar mais eventos e debates entre pais, além de reforçar a importância de um pai presente.

Para conhecer mais sobre os dois trabalhos é só conferir as duas páginas aqui e aqui. Para quem quer comprar o livro “Pai tem que fazer de tudo”, é só acessar o site.