FecharX

Semana da Mobilidade: Ônibus gratuito rodará por BH nesta quinta-feira

A partir das 17h, um ônibus transportará o belo-horizontino que quiser subir e/ou descer a Afonso Pena



Créditos da imagem: Divulgação/Tarifa Zero
Main 031905 busao
onibus tarifa zero
Redação Sou BH
21/09/17 às 03:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

A tarifa de ônibus em BH está apertando seu orçamento? Pois ao menos nesta quinta-feira (21), na volta do trabalho ou na ida à faculdade, por exemplo, você pode receber um alívio. O movimento Tarifa Zero vai disponibilizar um ônibus totalmente de graça para os belo-horizontinos.

A ação faz parte da Semana da Mobilidade BH. A saída da "Busona Gratuita" está marcada para às 17h, da Praça da Rodoviária. O coletivo passará por toda a avenida Afonso Pena e o destino final será a Praça Milton Campos, no cruzamento com a avenida do Contorno.

O transporte gratuito vai encerrar as atividades às 19h, quando vai estacionar na porta da faculdade Izabela Hendrix, na rua da Bahia, 2020, no Lourdes, para um aulão sobre auditoria do sistema de transporte público da capital mineira. 

A Semana da Mobilidade BH rola até o próximo sábado (23). Confira a programação:

BUSONA GRATUITA: A Busona sem Catracas está de volta! Vamos colocar uma busona gratuita para rodar pelas ruas de BH com o objetivo de mostrar que transporte é um direito, e não mercadoria.
>> Data: 21/09 (quinta)
>> Hora: 17h
>> Trajeto: Afonso Pena (da praça da Rodoviária à Praça Milton Campos)
>> Mais infos: https://goo.gl/WnaoCR

AULÃO: AUDITORIA DO BUSÃO: A Busona Gratuita vai estacionar na porta da faculdade Izabela Hendrix para um aulão sobre a Auditoria do sistema de transporte público de BH.

>> Data: 21/09 (quinta)
>> Hora: 19h
>> Local: Faculdade Izabela Hendrix (R. da Bahia, 2020 - Lourdes)
>> Mais infos: https://goo.gl/ZmEroX

RUA ABERTA: Para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, a rua Gonçalves Dias em frente a Escola de Arquitetura estará aberta para os pedestres, ciclistas e todos que quiserem passar por ali - sem motor. Vão acontecer várias atividades no local ao longo do dia.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: de 7:00 às 22:00
>> Local: Rua Gonçalves Dias

CAFÉ DA MANHÃ DIA MUNDIAL SEM CARRO: Vamos montar um café da manhã para começar bem o Dia Mundial Sem Carro!
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 7:00 às 11:00
>> Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

Divulgação do relatório final da CONTAGEM DE CICLISTAS + HAPPY HOUR: Evento vai divulgar o relatório final da pesquisa “Contagem de ciclistas”. Após a apresentação acontece o Ciclocine (exibição de filme sobre bicicleta) e happy hour.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: a partir das 18:00
>> Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

ENTENDENDO O PLANBICI BH: Debate aberto para discutir o processo, as diretrizes, as ações e os objetivos do planBiciBH, para maior apropriação do plano pela cidade.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 19hs
>> Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

Lançamento da pesquisa #DESCOBRINDO COMO BHPEDALA: Na busca pela continuidade da produção de dados sobre o uso da bicicleta e do perfil de quem pedala em Belo Horizonte, a BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, com apoio de algumas instituições, pelo 3o ano consecutivo, lança a pesquisa Descobrindo como #BHPedala2017.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 19hs
>> Local: rua: Gonçalves Dias, em frente a Escola de Arquitetura.

PESQUISA: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: Uma pesquisa sobre poluição atmiosférica, ruído e trânsito vai acontecer Rua Aberta. Os dados serão comparados posteriormente aos dias em que os carros podem transitar livremente pelo local.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: ao longo do dia
>> Local: Rua Aberta (Rua Gonçalves Dias, em frente à Escola de Arquitetura de BH)
>> Mais infos: https://goo.gl/W57nUW

BICINIC BH 120 ANOS: O Parque Municipal Americo Rene Giannetti completa 120 anos no dia 26 de setembro. Para comemorar o Tweed Ride BH promove um Bicinic e passeio pelos elementos que compõem a história do parque . 
>> Data: 23/09 (sábado)
>> Hora: 14 as 18h.
>> Local: Parque Municipal

PEDALADA PELADA: A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. A pedalada é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, por parte da imprensa e do poder público ao pedalar sem roupa.
>> Data: 23/09 (sábado)
>> Hora: Concentração: 18h00
>> Local: Praça do Ciclista
>> Mais infos: https://goo.gl/dNnsW2

CICLOBAZAR: Encontro que reúne amantes de bicicletas old School e Vintage realizados desde 2013. No local são comercialização peças e há exposições de bicicletas antigas. 
>> Data: 24/09 (domingo)
>> Hora: 9h-13h
>> Local: Praça do Ciclista - Ciclo bazar de Rua