FecharX

Centros de testagem em BH oferecem exames gratuitos e mais rápidos para detectar DSTs

Os exames são gratuitos, realizados individualmente e o resultado é entregue em média após 30 minutos



Créditos da imagem: Arquivo/Agência Brasil
Main 144944 aids
Redação Sou BH
02/03/18 às 19:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece à população duas unidades que realizam testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DST). Os exames são gratuitos, realizados individualmente e o resultado é entregue em média após 30 minutos. Os serviços são ofertados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), disponíveis em dois bairros: Centro e Sagrada Família. 

Os profissionais dos centros são treinados para tornar os exames menos invasivos - o resultado é entregue por um enfermeiro ou assistente social. Os pacientes realizam a coleta e aguardam para passar pelo aconselhamento e receber o resultado, que em média, demora 30 minutos.

Nesse momento, o paciente recebe uma série de orientações, independentemente de o resultado ser positivo ou negativo. O aconselhamento é de suma importância do atendimento, como explica Eliana Moura, assistente social e referência técnica do CTA Carijós. 

“Na entrega dos resultados, nós esclarecemos dúvidas e reforçamos a importância do autocuidado e prevenção. Além disso, damos o apoio emocional e ajudamos na correta interpretação do resultado. É importante que a pessoa perceba a sua vulnerabilidade e saiba avaliar os riscos que ela corre ao ter uma relação sexual desprotegida e ainda, que tome conhecimento sobre todas as formas disponíveis de prevenção, mas sempre respeitando a autonomia da pessoa”, afirmou.

CTA não precisa de encaminhamento prévio. A unidade Carijós, inaugurada em janeiro de 2017, está estrategicamente localizada para atender o grande fluxo de pessoas que circulam pelo centro da cidade e que muitas vezes têm dificuldade em buscar atendimento na unidade básica de saúde, além da população de rua e profissionais do sexo que estão na região. 

O serviço atende em média 600 pacientes por mês. Só no ano passado, foram 8.516 atendimentos e, no primeiro mês deste ano, 607. Além da população da capital, o serviço também atende moradores da região metropolitana, que correspondem a cerca de 23% dos atendimentos.

Importância do diagnóstico precoce 

A importância da realização dos testes é enorme, já que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o sucesso do tratamento. “Quanto antes diagnosticar a doença, melhor, principalmente HIV e hepatites, pois se forem tratadas tardiamente, podem ser fatais. A sífilis também precisa ser tratada com rapidez para que sejam encerrados os riscos de transmissão”, ressaltou Eliana. 

Além do Centro de Testagem e Aconselhamento Carijós, a PBH conta também com o CTA Sagrada Família. Para atendimento e acompanhamento de pacientes diagnosticados com HIV ou infecções sexualmente transmissíveis em Belo Horizonte, a Rede SUS disponibiliza ainda as unidades Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias Orestes Diniz e três serviços de atendimento Especializado: um no Hospital Eduardo de Menezes, um na Unidade de Referência Secundária Centro-Sul, e um na Unifenas.

É importante lembrar que os exames para diagnóstico estão disponíveis nos 152 centros de saúde de Belo Horizonte durante todo o ano.

Com Prefeitura de Belo Horizonte