FecharX

Observatório do Espaço do Conhecimento UFMG reabre sessões com novidade: observação do sol

O observatório estava sem atividades desde outubro de 2017 por conta do horário de verão e do período chuvoso



Créditos da imagem: Divulgação/Espaço do Conhecimento
Main 144721 observacao espaco conhecimento
Redação Sou BH
01/03/18 às 17:14
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Os maiores astros do universo, sem linguagem figurada, já podem voltar a ser observados (quase) de pertinho no Espaço do Conhecimento UFMG. Depois de uma temporada fechado, o observatório do Espaço será reaberto no dia 31 de março para a observação do céu noturno. Neste ano, a programação do museu traz uma novidade: além da lua e das estrelas, o público também contará com dias fixos para observação do Sol.

O local ficou sem atividades desde outubro de 2017, já que, por conta do horário de verão e do período chuvoso, as observações acabam prejudicadas. As nuvens e o horário que escurece, segundo a assessoria do Espaço do Conhecimento UFMG, acabam deixando inviável a observação do cosmos.

Programação

A observação do céu noturno será feita com o acompanhamento do Núcleo de Astronomia e acontecerá todos os sábados, das 19h às 21h, no Terraço Astronômico, que fica no quinto andar do Espaço. O Terraço possui um teto retrátil e as sessões têm entrada gratuita. O acesso é feito por meio da retirada de uma senha individual na recepção do museu. São distribuídas 120 senhas, por ordem de chegada, no dia da observação, a partir das 17h30. 

Já para a observação do sol, as sessões acontecem todos os domingos a partir do dia 1º de abril, das 11h às 13h. A observação com o telescópio solar tem entrada gratuita e distribuição de 120 senhas por domingo, no mesmo esquema da observação do céu noturno, por ordem de chegada, a partir das 10h.

Local:

Espaço do Conhecimento UFMG
Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
Telefone: (31) 3409-8350