FecharX

Minas Gerais registra dois óbitos devido diferentes vírus da gripe

Vítimas foram diagnosticadas com o H3N2 e o Influenza A



Créditos da imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Main 224403 gripe marcelo camargo ebc
Redação Sou BH
15/05/18 às 13:23
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Dados divulgados pela Secretária de Estado de Saúde SES-MG nesta segunda-feira (14) registraram a morte de duas pessoas em decorrência do vírus Influenza, um devido ao subtipo H3N2 e outro pelo Influenza A não subtipado. Ainda segundo o estudo, foram registrados 53 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo Influenza. Um número 152% maior do que o divulgado no mês passado.

Os dois casos de óbito foram registrados em Alfenas, no Sul do Estado, e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ao todo, até a divulgação do estudo, 53 casos da SRAG foram registrados. Desse total, 33 pacientes tinham H3N2, 12 foram diagnosticados com o Influenza A não subtipado, cinco por Influenza A (H1N1) e outros três por Influenza B.

Em relação à sua distribuição, os municípios com maior número de casos de SRAG por Influenza no Estado foram Belo Horizonte e Mariana, sendo que 14 pacientes tiveram o H3N2, um contraiu o H1N1, e dois foram diagnosticados com Influenza A não subtipado na capital. Já em Mariana, na região central de Minas Gerais, foram três casos de H3N2 e um de H1N1. No total, 26 municípios do Estado identificaram SRAG associadas à Influenza.

Como se previnir

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores de risco: como crianças menores de 5 anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Ainda a melhor forma de se prevenir contra a doença, a vacinação pode ser distribuída gratuitamente para os grupos de risco no SUS. Com a campanha de vacinação até o dia 1º de junho, a imunização é uma das principais formas de prevenção, já que protege contra três vírus diferentes da Influenza.